Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Ponte da Cava da Velha

Ponte da Cava da Velha

O ponto de interesse Ponte da Cava da Velha encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro no municipio de Melgaço e no distrito de Viana do Castelo.

Ponte construída na época romana e reformada na época medieval, de tipo arco, constituindo uma das melhores pontes do Parque da Peneda do Gerês e a mais imponente da freguesia. Apresenta tabuleiro em cavalete acentuado, sobre dois arcos de volta perfeita de tamanho desigual, reforçados por talha-mar prismático, a montante, e talhante retangular a jusante. A sua implantação, com acesso por duas curvas, o aparelho regular das fiadas inferiores e no talha-mar e talhante, bem como o almofadado das aduelas indica ser obra romana, contudo o tabuleiro com lajeado irregular e guardas de cantaria menos cuidada, revela a reforma medieval. É provável que tenha perdido um arco nessa ou numa reforma posterior.

Ponte de tabuleiro em cavalete acentuado, no sentido norte - sul, precedido de curva em ambas as margens, assente em dois arcos de volta perfeita, de tamanho desigual, o maior com 10,60 m e 7,70 m de altura e o menor com apenas 1,70 m e 3,30 m de altura, com aduelas regulares e almofadadas. A estrutura, em alvenaria de pedra seca irregular, tem a zona inferior e a curvatura dos arcos em silhares bem aparelhados, mas o enchimento do arco e das enjuntas é feito com pedra miúda disposta horizontalmente; entre os arcos possui talha-mar prismático, a montante, e talhante retangular a jusante. No intradorso dos arcos existem orifícios para encaixe do cimbre. O pavimento é formado por grandes lajes irregulares, protegido por guardas plenas, em lajes de cantaria.

Materiais

Estrutura em granito em aparelho "incertum" e almofadado.

Observações

A designação de Ponte Nova indica a existência de uma outra mais antiga construída no local ou nas suas imediações, podendo apontar para a Ponte de São Brás ou da Assureira. A Ponte Nova ligava a via romana que entra em Espanha pela Portela do Homem, passando por Estrimo (Espanha), Ameixoeira, Porto do Vaga e Assureira - Cova da Velha - Varziela - Castro Laboreiro.