Arquitectura religiosa gótica, manuelina, maneirista. Planta e estrutura de alçados das igrejas mendicantes: 3 naves, sendo a central mais elevada e neste caso cega, cobertura em madeira; (a capela-mor gótica foi substituída no Séc. 17); fachada de empena triangular rasgada por portal e enorme rosácea; portal axial S. também gótico. Torre prismática com coruchéu piramidal manuelino revestido de azulejos de padronagem seiscentista; capela lateral N. com abóbada estrelada manuelina com fechos decorados. Capela-mor, sacristia e capelas laterais maneiristas; azulejos da capela-mor setecentistas; altar de Nossa Senhora da Conceição em estilo nacional.
Planta longitudinal, composta pelos rectângulos justapostos da nave e da capela-mor orientada, esta de menores dimensões; à nave adossam-se capelas laterais de planta rectangular, 2 a N., 1 a S., à capela-mor 2 anexos a N., 1 a S.. Volumes articulados com cobertura diferenciada em telhados de 1 e 2 e 3 águas sobre a nave, capela-mor e anexos, em coruchéu com revestimento exterior de azulejos, sobre a torre sineira. Cunhais em cantaria rematados por pináculos. Fachada principal com empena triangular, marcada pelo volume prismático da torre sineira, adossada do lado S.; o portal rasgado em corpo saliente com gablete triangular, com três arquivoltas e dois colunelos com cvapiteis de decoração vegetalista, rematado com a cruz de Santiago relevada e encimado por rosácea rendilhada de grandes dimensões; um portal idêntico mas de menores dimensões, com o vão rematado por rendilhado, rasga a fachada S.. No INTERIOR as 3 naves de 4 tramos, cobertas por tecto em madeira de 3 e 2 planos, são separadas por arcos levemente apontados sobre colunas de bases prismáticas, capitéis fitomórficos e ábaco oitavado; capela adossada a N., com abóbada artesoada, com arco quebrado de comunicação; capela do lado S., com abóbada a berço, com acesso por arco redondo sobre pilastras; capela baptismal no vão da torre sineira; capela lateral N. com abóbada de artesoados, com fechos decorados; capela-mor com abóbada a berço redondo comunicando com a nave por arco triunfal quebrado sobre colunas de capitéis fitomórficos. Coro-alto em madeira com balaustrada assente em guarda-vento envidraçado ocupa a nave principal; púlpito circular em mármore adossado à 1ª coluna da nave do lado do Evangelho. Pia de água benta de cálice assente em 4 colunelos, com cabeças humanas e motivos vegetalistas relevados. Altar-mor e altar da capela lateral S. dedicado a Nossa Senhora da Conceição. Altares colaterais e altar lateral S. revestidos a azulejos hispano-árabes de aresta. Silhar de azulejos em azul e branco, com cercadura de enrolamentos rodeando cenas da vida do orago, São João Baptista e de Jesus, na capela-mor, cenas palacianas no subcoro, albarradas na nave e capela lateral S., com motivos alegóricos na capela N.; azulejos de figura avulsa, em azul e branco, na sacristia e capela baptismal.
Materiais
Alvenaria rebocada e pintada, cantaria em cunhais, molduras e colunas, tijoleira, azulejo, telha cerâmica, madeira, vidro.
Observações
*1 - A Zona Especial de Proteção é conjunta à Igreja Matriz de Alcochete / Igreja de São João Baptista, Igreja da Misericórdia e à capela de Nossa Senhora da Vida. *2 - A imagem de Nossa Senhora da Conceição, segundo a tradição, é uma imagem de proa de um barco, de onde caiu durante uma tempestade, a seguir à restauração da independência, em 1640; veio para esta igreja depois de ter sido milagrosamente encontrada por pescadores.