Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja de Nossa Senhora da Assunção

Igreja de Nossa Senhora da Assunção

O ponto de interesse Igreja de Nossa Senhora da Assunção encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Grândola e Santa Margarida da Serra no municipio de Grândola e no distrito de Setúbal.

Arquitectura religiosa, barroca, neoclássica. Igreja de estilo chão, pela simplicidade e limpidez das formas, parcimónia de aberturas; interior barroco: talha de estilo nacional em altares laterais com colunas pseudo-salomónicas rematadas por arquivoltas concêntricas de meio-ponto e igual número de espirais. Retábulo-mor neoclássico. Belos exemplares de azulejos em que se destaca o frontal do altar das almas e silhares de azulejos. Capelas laterais com boa imaginária.

Planta longitudinal, orientada, composta por nave única, transepto saliente, cabeceira rectangular; sacristia, gabinetes de atendimento, átrio de acesso ao 1º andar e átrio comunicando com um salão a N.; espaço quase simétrico ao da sacristia a S. e torre sineira quadrada, adossada à nave, a SO.. Coincidência interior / exterior; volumes articulados dispostos na horizontal. Coberturas diferenciadas em telhados de uma água nos anexos adossados à nave, de duas águas sobre o corpo da igreja e cúpula na torre. Fachada principal de três panos, definidos por pilastras de cantaria pintada, correspondentes aos corpos da nave, da torre sineira, e dos anexos; pano central rasgado por portal, sobre lance de escadas com 4 degraus e patim, e superiormente por janelão; ambos os vãos são em arco abatido, moldurados por cantaria e decorados com fecho; remate em empena moldurada com cornija saliente, adornada por volutas e ladeada por pináculos; torre sineira de 3 registos sendo o médio rasgado nas quatros faces por sineiras em arco de volta perfeita; inferiormente relógio circular na face O.; cúpula com grande urna de coroamento e quatro urnas idênticas em cada ângulo. Fachada N. correspondente ao corpo do anexo: de pano único e dois registos definidos por uma série de janelas modernas; ao centro uma porta *1. Fachada E. de 3 panos, avançado o central correspondente à capela-mor: face E. cega e laterais rasgadas por janelão quadrangular; no pano lateral esquerdo pequeno óculo e no direito várias janelas e uma porta. INTERIOR: nave única com coro-alto, em madeira com balaustrada, iluminado por janelão rectangular; inferiormente guarda-vento de madeira pintada e duas portas a do lado da Epístola de acesso à torre sineira; ainda deste lado, pia baptismal de pedra com coluna assente em pedestal e bacia concheada, porta de vão rectangular com enxalço, comunicando com o exterior, sobreposta de janelão; do lado do Evangelho, ao centro, púlpito em pedra, de balaústres. Duas capelas laterais por banda, com acesso por arco de volta perfeita, de cantaria; forradas a azulejo com retábulos de talha dourada e pintada. Rodapé de azulejo amarelo, azul e branco nos paramentos da nave. Retábulos colaterais de talha dourada com as imagens de cristo na Cruz e de Nossa Senhora com o Menino. Cobertura de madeira, de três panos, pintada com motivos geométricos simples. Arco triunfal de volta perfeita, capela-mor rectangular com uma porta e janelão por banda, comunicando à esquerda com a sacristia; cobertura em abóbada de berço pintada com caixotões e marmoreados; altar-mor com trono, de talha pintada com marmoreados e figuras alegóricas.

Materiais

Alvenaria (cal e areia), cantaria de mármore regional, madeira, tijoleira, ladrilhos, madeiras exóticas.

Observações

*1 - D. Jorge fizera uma doação de uma custódia em prata dourada, cinzelada à igreja, com o peso de perto de 11 quilos.