Arquitectura religiosa, maneirista, pombalina. Identidade tipológica da primitiva igreja com as igrejas jesuíticas de São Roque de Lisboa e do Espírito Santo de Évora. Reforma pombalina da fachada, alçados laterais interiores e decoração.
Planta composta, rectângulos justapostos da nave e capela-mor, a que se adossam capelas de planta rectangular a N. e S., a sacristia e a ala N. do claustro, também a S.; volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de 2 águas sobre a nave e sacristia, 3 sobre a capela-mor, 1 sobre as capelas laterais da nave e ala do claustro, em cúpula bolbosa sobre a torre. Fachada principal dividida em 3 panos delimitados por pilastras toscanas, rematados por forte entablamento coroado no corpo central por frontão triangular, com fogaréus sobre acrotérios; 2 andares rasgados por portal e janelões de moldura rococó; fachadas laterais vazadas, de cada lado, por 3 janelões na nave, 2 na capela-mor; torre sineira na junção da nave com a capela-mor, a S.. Interior: nave única com falsa abóbada de madeira e cimalha envolvente, rodeada por capelas *1 encimadas por janelas de sacada; transepto inscrito com falsa abóbada de lunetas; capela-mor com falsa abóbada de madeira de 2 tramos de diferentes dimensões, separados por arco toral; cimalha no prolongamento dos capitéis do arco triunfal. Elementos decorativos - tecto da nave e capela-mor pintado; panos murários revestidos a talha marmoreada, com pilastras marcando os vãos das capelas e das janelas que as encimam, o transepto, o arco triunfal e os 2 tramos da capela-mor. Talha polícroma no frontão de remate do arco triunfal, dos arcos das edículas das capelas, no frontão triangular sobre os arcos do transepto, no frontão rococó sobre as janelas. Altares em talha polícroma pombalina: à face das capelas, na capela do Santíssimo, nos braços do transepto, na capela-mor, este encimado por imagens em vulto de anjos rodeando grupo escultórico da coroação da Virgem, com tela na tribuna e 2 imagens em vulto representando São Domingos e São Francisco; no altar do transepto do lado S. um conjunto escultórico em vulto, representando o Calvário; do lado N. a imagem de Nossa Senhora do Rosário. No coro-alto um órgão de tubos neoclássico. O baptistério é revestido a azulejos neoclássicos, a sacristia a azulejos de padrão seiscentista. Ala do claustro com abóbada de berço, 8 tramos separados por arcos torais.
Materiais
Cantaria e alvenaria de pedra calcária e de mármore da Arrábida, tijoleira, telha cerâmica, azulejo, madeira, vidro.
Observações
*1 - DOF: Igreja do antigo Convento de São Domingos, incluindo parte do claustro anexo à Igreja. *2 - As capelas laterais que antes da reconstrução eram intercomunicantes, abrindo para a nave, foram adaptadas a anexos paroquiais (na 2ª capela a S. está a pia baptismal), à excepção da capela junto ao transepto do lado N. (capela do Santíssimo); altares à face das capelas preenchem o antigo vão de acesso, à excepção das primeiras capelas que abrem por portais para a nave. *3 - A primeira paróquia de São Sebastião tinha a sua sede na ermida do mesmo nome, ao centro do Largo do Miradouro, demolida entre 1849 e 1857.