Arquitectura residencial, ecléctica, revivalista. Palácio de planta longitudinal e simétrica, concebida a partir do eixo criado pelo grande corredor central que liga as duas torres circulares. Programa decorativo neogótico, neoárabe e de gosto acentuadamente orientalizante, com predominância da influência hindu. Parque influenciado pelo conceito de jardim botânico, onde se organizam colecções de plantas de espécies oriundas dos cinco continentes, algumas exóticas, as quais, cenograficamemte conjugadas com falsas ruínas, estátuas, riachos e cascatas artificiais, recriam ambiências românticas, onde o gosto orientalizante se mistura com as características do jardim inglês vitoriano, expressas sobretudo no vasto relvado fronteiro à fachada SO. do palácio. O conjunto reflecte um cuidadoso estudo de perspectivas, onde os percursos serpenteantes, desenvolvidos cenograficamemte à volta do palácio, foram programados para nunca o perderem de vista. O relvado do grande espaço aberto junto ao palácio foi o primeiro a ser plantado num jardim português e o parque foi considerado, na altura da sua plantação, um dos mais notáveis jardins exóticos dos mundo. O parque de Monserrate, juntamente com o parque da Pena, constituem os melhores exemplos do conceito de jardim romântico em Portugal, devido à influência estrangeira dos seus construtores, o primeiro mandado fazer por Francis Cook e o segundo por D. Fernando de Saxe-Cobourg-Gotha.
Planta longitudinal, simétrica, composta por corpo central rectangular com duas torres de planta circular nos extremos. Massa horizontalizante, quebrada pelo verticalismo das duas torres que rematam os topos do rectângulo e por um enorme torreão quadrangular que se eleva ao centro de todo o conjunto. O edifício assenta em plataforma elevada, protegida por guarda vazada de cantaria lavrada, a que se acede por escadarias a SE., SO. e NE.. Coberturas diferenciadas, cónicas e rematadas por lanternim nas duas torres dos topos, e de três e quatro águas, respectivamente no corpo rectangular e no torreão central, este com pequenos minaretes nos ângulos e coroado por cúpula lobulada também rematada por lanternim. Fachadas de cantaria lavrada e rusticada, animadas por corpos em ressalto, embasamento de cantaria simples, e dois registos separados por friso decorado, sem coincidência interior. Acesso principal no eixo do conjunto, ao nível do primeiro piso da torre SE., precedido por pequena galilé, com colunas de fuste liso e capitéis de decoração vegetalista, sustentando arcos quebrados e conopiais de intradorso rendilhado, entre rosetões. No primeiro piso da fachada SO. abre-se galeria de arco quebrado, de decoração idêntica à da galilé da fachada SE.. As fachadas são animadas pela abertura de vãos em arco quebrado e mainelado, regularmente distribuídos, existindo na torre NO., ao nível do primeiro piso janelas de sacada protegidas por guarda de cantaria vazada, e rematadas por cachorrada de decoração geométrica. INTERIOR: Espaço diferenciado de dois e três pisos, cave e subcave comunicantes por três escadas, uma localizada no torreão, de quatro lanços, protegida por guarda de mármore vazada por decoração vegetalista, e outras duas na torre SE., onde se faz o acesso principal através de vestíbulo circular, onde se abrem vãos em arco quebrado de ligação a pequenos compartimentos, de serviços e bengaleiro. O vestíbulo comunica com extenso corredor central que liga à torre oposta, ritmado por colunas de mármore com capitéis decorados por motivos vegetalistas, que suportam arcos polilobados, com intradorso rendilhado. Ao centro do corredor, átrio octogonal, com fonte circular, e superiormente galeria encimada por pequena colunata de arcos quebrados com vãos protegidos por crivaria. Coberturas em tectos de estuque decorados por motivos vegetalistas, aberto por clarabóias circulares no corredor e cúpulas no torreão e torre NO.. Pavimentos de soalho de madeira, parquet e mosaico cerâmico. No primeiro piso distribuem-se a sala de jantar, com ligação a pequena copa com elevador de serviço que liga à cozinha, a biblioteca, com paredes forradas por estantes de madeira, a capela, a sala de chá e de bilhar, ambas de decoração idêntica, a sala de baile, percorrida por colunata, em arcos quebrados, entre decoração superior de bustos de gesso com alegorias à música, e dois pequenos quartos com roupeiros embutidos na parede. No segundo piso localizam-se quartos com antecâmaras, na subcave despensas e na cave, a cozinha iluminada por portas que se abrem para o jardim, coberta por falsas abóbadas de canhão revestidas a azulejo industrial de padrão e zona de serviço iluminada por lanternim. Todos os espaços nobres dispõem de lareira e são ricamente decorados com cantarias lavradas, estuques, medalhões e arcos de intradorso rendilhado. PARQUE constituído por áreas de mata, horta e jardim, onde se localizam estufas, pontes, lagos e cascata artificiais, fontes, tanques, falsas ruínas de uma ermida, um falso cromeleque e um arco indiano, distribuídos de forma a criarem diferentes cenários e ambientes, interligados por uma complexa rede de caminhos pedonais. Nas proximidades do palácio localizam-se casas usadas para serviços de apoio ao parque. Para além de um extenso relvado, desenvolvido no grande espaço aberto e de declive acentuado fronteiro à fachada S. do palácio, no coberto vegetal do parque misturam-se espécies autóctones de origem Atlântico-Mediterrânica (sobreiros, medronheiros, azevinhos, pinheiros, cedros e carvalhos) e espécies exóticas originárias de outros continentes, como o taxódio dístico do Sudoeste dos E.U.A, os metrosideros da Nova Zelândia e os eucaliptos, araucárias e fetos da Austrália, estes últimos adquiridos no local de origem pelo próprio Francis Cook, numa tentativa de recriação do ambiente australiano e plantados num local hoje conhecido como Vale dos fetos. O parque dispõe também de um complexo sistema de rega que inclui diversas nascentes, minas e três barragens para armazenamento de água.
Materiais
Estrutura do palácio, elementos decorativos, muros, fontes e tanques em cantaria de calcário e granito; escadaria principal, lareiras dos salões do andar nobre e colunas do corredor de mármore; estuque na decoração de tectos e paredes interiores; azulejos industriais nas casas de banho e cozinha e de fabrico tradicional na fachada NE. e fontes, mosaico de grês nos pavimentos do andar nobre, casas de banho, cozinha e zonas de serviço; madeira nas portas, janelas e pavimentos interiores; vidro nas janelas e clarabóias; telha cerâmica nas cobeturas do palácio, casas do parque e casa da portaria.
Observações
1* - DOF.:.. Jardins e Mata. *2- Francis Cook casou com Emily Martha Lucas. *3 - Francis Cook ampliou a quinta de Monserrate com a compra de várias quintas que ficavam na envolvente; são elas: Quinta de São Bento, Quinta da Infanta, Quinta da Cabeça, Quinta da Ponte Redonda, Quinta da Bela Vista, Quinta de São Tiago, Quinta de Pombal, Quinta das Bochechas, Quinta da Boiça, Quinta da Bela Vista e as terras a S. da estrada, frente a Monserrate, e o Convento dos Capuchos com a respectiva cerca. Para além disso, Cook comprou a Quinta Pequena e a Quinta Grande, a Quinta do Cosme e a da Sanfanha, depois revendidas a vários. *4 - o Monte da Lua, empresa pública, com outros accionistas e o IPPAR, Direção Geral de Florestas e Instituto de Conservação da Natureza, têm a seu cargo a recuperação, desenvolvimento e gestão dos parques de Monserrate, da Pena, do Convento dos Capuchos e do Castelo dos Mouros.