Arquitectura religiosa, barroca. Convento capucho, característico do barroco sobretudo ao nível dos elementos decorativos e dos altares e retábulos. A planimetria longitudinal e a existencia de vestígios de contrafortes no interior parecem apontar todavia para uma construção mais antiga, sobre a qual seria sido construido o edifício barroco.
Planimetria longitudinal de nave única, volumes articulados da capela-mor rectangular, da sacristia e da capela do Senhor dos Passos à direita. Cobertura em telhado de 2 águas; massas dispostas na vertical. Fachada principal de 2 registos sendo o inferior rasgado por porta de verga recta e ombreiras de cantaria, emolduradas por arco em relevo de volta perfeita assente em mísulas e pilastras de bases simples, sobrepujado os emblemas da Ordem. Ao nível superior, no eixo do portal, janelão rectangular flanqueado por outros dois, cegos, com vergas sobrepujadas por molduras de volutas e florão em alvenaria relevada; sobre o janelão central painel de azulejo azul e branco figurando Santo António, enquadrado por moldura cerâmica amarela e violeta. Empena triangular que nos ângulos termina em cornija relevada coroando os cunhais em alvenaria relevada. Frontão recortado com relevos florões ladeado por duas torres sineiras. Na fachada lateral direita restos de contrafortes e entre eles o corpo da capela lateral. Interior: cobertura em abóbada de canhão na nave e capela-mor; arco triunfal de cantaria assente em mísulas molduradas de mármore branco e pilastras em mármore (?) negro e branco. Altar-mor em mármore branco e negro bem como os altares laterais no muro fundeiro. Nartex abobadado e com coro-alto; aos lados capelas laterais com altares de mármore.
Materiais
Estruturas: alvenaria rebocada nos muros pintada de amarelo no rodapé, cunhais moldurando arcos e janelas cegos, cornijas etc. Pavimentos: tijoleira de cantaria, madeira e azulejo.
Observações