Arquitectura religiosa, maneirista, chã. Igreja paroquial, com colegiada, ilustrativa da tipologia designada como igreja-salão (hallenkirchen), de sobriedade, ordem, proporção e funcionalidade características de uma arquitectura alimentada pelo furor religioso contra-reformista e de forte pendor militar. Igreja protótipo do conjunto de obras traçadas por Miguel de Arruda para a região sob o mecenato do cardeal infante D. Henrique e das igrejas de São Salvador de Veiros, do mestre João Álvares de Estremoz, e, possivelmente, a fachada da Igreja Matriz de Monsaraz. Apresenta planta longitudinal com três naves, quatro tramos, capelas laterais e à cabeceira e sem transepto, com torres na frontaria, sacristia e cobertura única sobre as naves, composição dominante no centro e sul do país. Interior elegante com cobertura em abóbadas de aresta à mesma altura, cujos arcos formeiros, cruzeiros e torais descansam sobre colossais colunas da ordem jónica e de fuste liso e sobre as paredes laterais, estas reforçadas por contrafortes de cantaria que libertam o peso sobre as paredes. Iluminação fornecida exclusivamente pelas janelas das paredes laterais e da frontaria. Capelas revestidas a azulejos seiscentistas dos tipos enxadrezados, em tapete policromado e maçaroca, e azulejos setecentistas em tapete polícromo (branco, azul e amarelo); nas paredes fundeiras das capelas encostam-se retábulos em talha dourada e/ou pintada, exceptuando o retábulo neoclássico da capela colateral de Nossa Senhora do Rosário, de mármore de gosto italianizante, com planta convexa e nicho central ladeada por dois pares de colunas. Retábulos proto-barrocos (das capelas de Nossa Senhora da Alegria, de Nossa Senhora da Purificação, das Almas, de Nossa Senhora da Saúde, de Santo Antão) de planta plana composta por sotobanco, banco, corpo único e 1 a 3 tramos definidos por colunas caneladas com o terço inferior diferenciado, com nichos e telas pintadas nos tramos, e ático com tela ou medalhão pintados e emoldurados por estrutura arquitectónica. Retábulos barrocos plenos, da fase joanina (das capelas do Senhor dos Terramotos, de São Crispim e São Crispiniano, do Santíssimo), de planta côncava composta por sotobanco, banco, corpo único com 1 a 3 tramos definidos por colunas salomónicas com o terço inferior diferenciado e nicho ao centro, e ático com arcos de volta-perfeita com cartela ao centro. Retábulos de transição do barroco final para o rococó (o das capelas de Santa Ana e de Nossa Senhora dos Remédios), com composição essencialmente barroca, composta por sotobanco, banco, corpo único e um só tramo delimitado por colunas salomónicas com o terço inferior diferenciado e profusa ornamentação rococó. Pinturas murais semelhantes às da Igreja da Misericórdia de Santarém (v. PT031416200018 ) cujo risco é comprovadamente de Miguel Arruda; nas colunas e arcos das capelas laterais vestígios de pinturas murais de transição do período maneirista para o barroco, semelhantes às da Antiga Igreja Matriz de Monsaraz (v. PT040711020021) e da Igreja de São Francisco de Santarém (v. PT031416210006). Monumento emblemático de Évora e um dos mais representativos da arquitectura maneirista portuguesa e que terá sido protótipo a outras igrejas-salão posteriores. Obra arquitectada sob o mecenato do Cardeal Infante D. Henrique, nessa data arcebispo da província eborense. Encerra ainda algumas particularidades, nomeadamente o facto de as torres serem baixas e recolhidas, dando uma aparência pesada e austera. Destaque para o frontal do altar-mor, do ciclo trecentista da catedral eborense, reaproveitado da antiga ermida de Santo Antoninho.
Planta longitudinal composta por três naves e quatro tramos, transepto inscrito, apresentando ligeira saliência no exterior, coro-alto, duas torres sineiras, dez capelas laterais reentrantes e intercomunicantes, capela-mor quadrada ladeada por duas capelas colaterais, sacristia a O. dando acesso a outras dependências. Volumes articulados e massas dispostas na horizontal com cobertura diferenciada em telhado de duas águas sobre o corpo da igreja, terraços sobre as capelas laterais, cúpula em telha rematada ao centro por um lanternim nas capelas colaterais, e abóbadas em alvenaria sobre as torres sineiras. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com cunhais, contrafortes, pilastras e molduras de vãos em cantaria de pedra granítica. Fachada principal a SE., de cinco panos o central mais largo, delimitados por pilastras, cunhais; embasamento e remate em cornija; 1º e 5º panos correspondentes às torres, encimadas por campanários idênticos com quatro faces delimitadas por rodapé, cunhais e entablamento em alvenaria pintada de amarelo e rasgadas por quatro olhais em arco de volta-perfeita e molduras de alvenaria pintada de amarelo; as faces a SE. são rematadas por empenas recortadas; pano da torre O. expondo relógio gravado em pedra mármore e moldura em massa; pano da torre E. rasgado segundo um eixo vertical por cinco pequenas frestas, com lápide de mármore entre as duas frestas inferiores; panos centrais rematados por empena recortada apresentando ao centro relógio ladeado por duas pilastras de alvenaria encimadas por segmentos de frontão curvo; 2º e 4º pano idênticos com portal em cantaria com dupla verga recta, seguido, segundo um eixo vertical, de duas janelas estreitas com molduras reentrantes, sendo a superior rematada por cornija; pano central com dois registos definidos por friso em pedra com inscrições; registo inferior rasgado por portal em cantaria com dupla verga recta e frontão triangular, inscrito num arco de volta-perfeita em cantaria apresentando no tímpano uma cartela em massa pintada a branco e amarelo; registo superior com janelão semelhante às janelas superiores dos panos anteriores. Fachada SO. de três corpos, correspondentes, da esquerda para a direita, ao transepto, igreja, e torre sineira; primeiro corpo saliente, de pano único delimitado por cunhais em cantaria; segundo corpo de 5 panos, os extremos mais estreitos, delimitados por contrafortes em cantaria; apresenta dois registos, o superior mais recuado dando lugar a terraço acedido pela porta da torre sineira; no registo superior rasga-se, em cada um dos três panos centrais, janela em cantaria; os contrafortes são rasgados por vãos ao nível do terraço para oferecer passagem; no registo inferior, ligeira saliência correspondente à capela de Nossa Senhora dos Remédios; remates por muro com friso em cantaria, o do muro do registo superior envolvendo as fachadas laterais e posterior; terceiro corpo correspondente à torre sineira. Fachada NE. idêntica à fachada SO. sendo apenas acrescentada uma janela no primeiro tramo do registo superior do segundo corpo; no primeiro tramo do registo inferior do segundo corpo adossa-se Passo da Via sacra, composto por largo vão emoldurado a pedra mármore, de dupla verga recta, com três consolas na verga superior onde assenta uma cimalha, e remate com painel central encimado por frontão e ladeado por aletas e balaústres nos extremos. INTERIOR: alçados rebocados e pintados de branco, com pavimento em pedra e madeira; cobertura em abóbadas de aresta cujos arcos formeiros, cruzeiros e torais descansam sobre colossais colunas da ordem jónica em cantaria de granito, algumas embebidas nas paredes; as colunas e ogivas mostram, por debaixo das caiações sucessivas, profusão de pinturas murais a sugerirem brocados. Coro-alto assente sobre três abóbadas de aresta, abrindo o coro-baixo para o corpo da igreja através de três arcos em cantaria, o central abatido; guarda-vento de madeira apresentando o pavimento três lápides sepulcrais em mármore; sob o coro-alto dois portais laterais encimados por janelas; coro-alto com pavimento cerâmico pintado, abrindo-se nos alçados laterais as portas de acesso, e no alçado SE. três janelas; balaustrada do coro em mármore branco e cinzento. Alçados laterais simétricos, com 5 arcos idênticos de volta-perfeita em cantaria, de acesso às capelas laterais, dispostos de forma ritmada e encimados, com excepção do arco que se encontra debaixo do coro-alto, por janelões emoldurados e rematados por frontão triangular. Alçados laterais rasgados cada por 5 capelas; do lado do Evangelho: Capela Baptismal com pavimento cerâmico moderno e paredes totalmente forradas a azulejo de padrão azul e branco, com grande tela pintada situada na parede fundeira representando o baptismo de Cristo; debaixo da tela, as insígneas arquiepiscopais pintadas no azulejo; na parede esquerda um armário embutido, com porta de madeira almofadada e moldura em pedra mármore cinzenta; pia baptismal em mármore em forma de taça de secção circular; Capela de Santo António (antiga capela de Nossa Senhora da Alegria) com paredes e abóbada revestida a azulejo de padrão azul, branco e amarelo; na parede fundeira retábulo de planta plana, composto por embasamento, banco, corpo único e três tramos definidos 4 colunas, e ático; Capela de Nossa Senhora de Fátima (antiga capela de Santo Crispim) completamente preenchida pelo retábulo, de planta côncava, composto por embasamento, banco, corpo único e três tramos divididos por 4 colunas salomónicas, com tribuna no tramo central, e rematado por ático; Capela de Santa Teresinha (antiga capela de Santa Ana) com paredes laterais e abóbada com marmoreados, sendo o retábulo de planta plana, com embasamento, banco, corpo único e um só tramo ladeado por colunas salomónicas onde se inscreve nicho ladeado por estípides onde assenta frontão mistilíneo encimado por tela que irrompe o entablamento e ático; Capela de Santo Agostinho (antiga capela de Nossa Senhora dos Remédios) com paredes e abóbada forrada a azulejos de padrão azul, branco e amarelo, apresentando na parede lateral direita vão de acesso à sacristia; retábulo de planta plana, composto por embasamento, banco, corpo único e um só tramo delimitado por colunas de 7 espirais com o terço inferior diferenciado, nas quais assenta um pesado entablamento e ático circunscrito por um arco de volta-perfeita. Do lado da Epístola: Capela de Nossa Senhora da Saúde com paredes pintadas de branco, retábulo de planta plana composto por embasamento, banco, corpo único e um só tramo ladeado por duas colunas onde assenta o entablamento e o ático; Capela das Almas com paredes e abóbada forrada a azulejos de tapete amarelo, azul e branco, com retábulo de planta plana, composto por embasamento, banco, corpo único e um só tramo delimitado por colunas e apresentando tela alusiva ao Arcanjo São Miguel e as Almas do Purgatório, e ático; Capela do Senhor dos Terramotos com retábulo a preencher o espaço da capela, idêntico ao da Capela de Nossa Senhora de Fátima; Capela de Nossa Senhora da Purificação com paredes forradas a azulejo de padrão azul, branco e amarelo, com retábulo de planta plana, composto por embasamento, banco, corpo único e um só tramo delimitado por duas colunas, e ático; a quinta capela tela pintada na parede fundeira sobre uma lápide com inscrições; na parede lateral direita vão de acesso à torre e ao coro-alto. Arco tiunfal de volta perfeita e duas capelas colaterais: a do Evangelho, de Nossa Senhora do Rosário, com gradeamento à face, paredes laterais forradas a azulejos azuis, brancos e amarelos, cobertura em cúpula sobre pendentes rematada por lanternim, em alvenaria com marmoreados que se extendem às paredes laterais da capela; retábulo de mármore, de planta convexa, composta por embasamento, banqueta, corpo único e 3 tramos delimitados por 4 colunas de fuste liso com capitéis coríntios onde assenta pesado entablamento; nicho central estreito rematado por um painél com frontão curvo e antecedido por duas figuras alegóricas sentadas sobre dois arranques de frontão curvo; Capela colateral da Epístola, do Santíssimo Sacramento, resguardada por gradeamento, paredes forradas a azulejos de padrão azuis, brancos e amarelos, cobertura em cúpula com lanternim igualmente revestida com os mesmos azulejos; retábulo em talha dourada, de planta côncava, composto por sotobanco, banco, corpo único, três tramos delimitados por colunas salomónicas e ático. Capela-mor profunda, com pavimento em cota mais elevada, acedida por lanço de escadas a partir de estrado de madeira; paredes laterais com rodapé com marmoreados e remate em cornija, rasgadas cada, por vão com moldura em cantaria de pedra mármore e de dupla verga; retábulo em talha dourada, de planta plana, composta por sotobanco, banco, corpo único e um só tramo ladeado por duas colunas de 7 espirais rasgado por tribuna onde se eleva o trono; frontal do altar do retábulo-mor em mármore, representando o Apostolado, lavrado em baixo relevo. SACRISTIA: pavimento em soalho flutuante e cobertura em abóbada de berço que parte de uma cimalha que envolve a sala; lambril de azulejos azuis e branco envolvente, paredes com marmoreados delimitados inferiormente e superiormente por uma faixa de pintura marmoreada a verde; duas frestas de iluminação a ladear o oratório que encima o armário que ocupa a parede fundeira da sacristia; na parede lateral que encosta à capela colateral, lavatório em mármore; na parede anterior, a ladear o vão de acesso ao interior da igreja, vão de acesso a duas salas contíguas, de pavimento em madeira e cobertura em abóbada de berço; na última sala encontra-se pequeno retábulo em madeira pintada e um vão de acesso ao logradouro.
Materiais
Estrutura de alvenaria rebocada e pintada de branco; elementos estruturais, pilastras, colunas e molduras de vãos em cantaria; coberturas em telhas cerâmicas; pavimentos em pedra, madeira e mosaico; coberturas interiores em tijolo e azulejos em algumas capelas; azulejos em revestimentos murais; talha dourada e policroma em retábulos e elementos decorativos; mármore em retábulos, balaustrada do coro-alto e lápides sepulcrais; portas, janelas e caixilhos em madeira; guarda-ventos em madeira; ferro nas guardas, sinos e gradeamentos das capelas e vãos.
Observações
*1 - esta composição mural encontra-se bastante alterada na sua leitura de conjunto pois as zonas entre os diversos elementos decorativos, as zonas de fundo, foram caiadas, cobrindo parcialmente alguns elementos e fazendo com que se perdesse a ligação entre fundo e forma; *2 - Esta cartela já não tem a sua primitiva inscrição latina, vendo-se agora apenas um reboco branco; *3 - falta neste conjunto a representação da Caridade, mas a alusão a esta máxima encontra-se na parede que antecede a entrada nesta sala.