Arquitectura educativa, maneirista e barroca. Colégio da Companhia de Jesus, de planta rectangular regular, composta por igreja no lado direito, com zona colegial adossada. A igreja é de planta longitudinal, com nave única, para onde abrem quatro capelas retabulares à face, uma das soluções jesuítas, transepto inscrito, capela-mor pouco profunda, mais baixa e estreita, com sacristia adossada ao lado esquerdo. O interior tem coberturas diferenciadas em falsas abóbadas de berço, sendo amplamente iluminada pelas janelas rectilíneas da fachada principal e indirectamente através das tribunas laterais, existentes sobre as capelas. Fachada principal harmónica, com o corpo tripartido pelos vãos que a rasgam, flanqueada por torres sineiras, numa solução que a Companhia divulgou nos imóveis construídos no séc. 17, estando presente nas fachadas dos Colégios de Santarém (v. PT041416210009), Angra do Heroísmo (v. PT071901160008), Ponta Delgada (v. PT072103120002), Horta (v. PT072002080003) e Funchal (v. PT062203080006), bem como na Casa Professa de Vila Viçosa (v. PT040714050008). Fachadas circunscritas por cunhais apilastrados e rematadas em friso e cornija. Possui coro-alto assente em duas colunas toscanas, para onde abrem porta de acesso à zona conventual, com duas capelas à face, decoradas com pintura e retábulos de talha dourada, existindo exemplares maneiristas e do barroco nacional. Na nave, dois púlpitos confrontantes, rectangulares e com guardas plenas, com acesso pelos corredores laterais. Arco triunfal de volta perfeita, ladeado por capelas colaterais pouco profundas. Capela-mor tem, sobre supedâneo, retábulo-mor de talha dourada, de estilo nacional, de planta côncava e três eixos, exemplo de retábulo multifuncional, contendo trono expositivo e sacrário em forma de templete, expondo-se o Santíssimo Sacramento, relicários e imaginária. Nas paredes laterais, tribunas e arcosólios de volta perfeita, um deles com o túmulo do fundador. No lado esquerdo, as dependências colegiais, com acesso por portaria antecedida por alpendre, num esquema semelhante ao dos Colégios de Évora (v. PT040705210023) e do Funchal (v. PT062203080006), organizada em torno de pátio de dois pisos, com janelas de peitoril no inferior e de varandim ou sacada no superior, tendo as zonas dos corredores marcadas exteriormente por remates em frontão triangular. Convento da Companhia de Jesus, muito alterado, do qual resta apenas o pátio colegial, actual repositório do espólio lapidar e azulejar do concelho, com a zona inferior aberta por portas e janelas, mas possuindo vestígios, nos corredores internos, dos pilares que suportavam as arcadas primitivas. Nesta zona colegial, destaca-se a introdução da Sala José Torres de Carvalho, composta por biblioteca de dois andares de estantes, em madeira e ferro forjado decorados, possuindo chaminé em cantaria, datável de 1934. A igreja possui decoração interior unitária, com capelas laterais com retábulos de talha do estilo nacional praticamente idênticos entre si, destacando-se, no conjunto, os púlpitos em cantaria lavrada, com as guardas ornadas pela insígnia da Companhia rodeada por querubins, e a Árvore da Companhia, pintada sobre o arco triunfal. A igreja perdeu parte da sua luminosidade, pelo facto das tribunas da nave terem sido entaipadas no séc. 19 e transformadas em celas pelos frades carmelitas, que ocuparam o imóvel. Mantém os arcosólios da capela-mor, um deles com o túmulo do fundador, envolvido por pintura decorativa, que se repete no fronteiro, embora de produção menos cuidada e, certamente, mais tardia. Este espaço encontra-se totalmente revestido a talha dourada, na cobertura, com a sigla "IHS", envolvida pelos quatro Evangelistas, surgindo, nas ilhargas, vários bustos relevados a representar os santos da Ordem. O retábulo-mor é de planta côncava, constituindo uma estrutura de transição do estilo nacional para o joanino, apresentando as típicas colunas torsas que se prolongam em arquivoltas, formando o ático, mas com profusa decoração de acantos, quarteirões e volutas, prenunciando o estilo que se seguiu. Retábulo da sacristia integralmente decorado por pintura mural fingindo mármores embrechados.
Planta rectangular composta por igreja e corpo colegial adossado a NE., corredor adossado envolvendo as fachadas NE., SE. e SO. e corredor de separação entre o corpo da igreja e o corpo colegial. Igreja de planta longitudinal, com nave única para a qual abrem duas capelas laterais à face por banda, coro-alto, transepto inscrito, capela-mor mais estreita, sacristia adossada à fachada lateral esquerda no topo do transepto, comunicando com o corpo colegial; este é de planta rectangular composto por 4 alas desenvolvidas em torno de pátio. Volumes articulados, massas dispostas na vertical para a igreja e na horizontal para o corpo colegial. Cobertura diferenciada em telhados de três águas na ala NO. do corpo colegial; de duas águas na igreja (com corta fogo de acesso às sineiras), nas alas SO., NE. e SE. do corpo colegial e nos corredores NE. e SE. (sendo na ala e corredor SE. diferenciado em dois telhados); de uma só água no corredor SO.; em terraço no corredor adossado à cabeceira; em coruchéu nas sineiras. Fachadas rebocadas e pintadas de branco; molduras de vãos, pilastras, cornijas e sineiras de cantaria. IGREJA: fachada principal a NO., reflectindo o interior, com três registos definidos por friso e cornija saliente, que se prolongam pelo alçado NO. do corredor adossado à direita; embasamento em pedra; três panos, definidos por pilastras sobre plintos, correspondentes, o central à nave, os extremos às torres sineiras rematados pelos corpos das sineiras mais elevados; panos das torres cegos, sineiras em arco de volta perfeita, pináculos nos eirados e catavento de ferro forjado coroando os coruchéus; pano central rasgado inferiormente por três portais em mármore, os laterais encimados por frontão curvo coroado de pináculo, o central, mais elevado, encimado por frontão interrompido; sobre este cartela inscrita, pétrea, de concheados e enrolamentos envolta por festão pendente; no registo intermédio rasgam-se três janelões, axiais aos portais, com vergas dupla encimadas por cornija saliente junto à linha da cornija divisória do alçado; no terceiro registo três janelões idênticos; remate em empena e cornija, coroada no vértice por cruz de pedra e com óculo moldurado rasgado no tímpano. O corpo do corredor SO., recuado, apresenta dois registos, o inferior rasgado por fresta, o superior por janela entaipada; sobre o telhado, à face da fachada, corpo rectangular. Fachada lateral SO. de pano único delimitado por cunhais de cantaria sobre bases; embasamento pintado a cor cinza; vário vãos definindo quatro linhas de rasgamento: inferiormente, no extremo S. uma porta e um portal; na segunda linha 3 janelas rectangulares; na terceira, axial ao portal, uma janela; na quarta três janelas quadradas e uma outra, maior, junto à cornija de remate. Fachada posterior adossada a corredor de acesso a várias salas e às galerias das tribunas; sobre o terraço de cobertura deste corredor, ergue-se acima do telhado da nave, corpo rectangular, com alçado SE. ritmado por 4 arcadas de volta perfeita sobre pilares com bases pétreas, rasgadas por janelões rectangulares. COLÉGIO: fachada principal na continuidade da da igreja, ligeiramente recuada, acompanhando o desnível do terreno. De pano único com cunhal de cantaria a N.; embasamento pintado de amarelo e remate recto, pintado a amarelo, que nos extremos desenha pequena empena elevada acima da linha de telhados, rasgada por óculo no tímpano, assinalando o topo das alas NE. e SO.; três linhas de rasgamento de vãos, a inferior, correspondente ao piso térreo, com 12 vãos gradeados seguindo o esquema, da esquerda para a direita: a (janela quadrada) - b (janela de varandim) - a - b -a - b -a - c (porta) -a - c - a - c; a nível intermédio, duas janelas quadradas sobre 10º e 11º vãos; superiormente rasgam-se 12 janelas rectangulares sendo a 3ª, a contar da esquerda de varandim parcialmente entaipada. Dando acesso à porta travessa, correspondente ao 8º vão a contar da esquerda, e assinalando a entrada principal do corpo colegial, alpendre de mármore, de planta quadrada sobre patamar de 6 degraus: quatro colunas toscanas, duas delas embebidas na fachada, suportam entablamento coroado nos ângulos por pináculos e por frontões curvos formados por cartela amparada por aletas volutadas; na cartela central o símbolo da Companhia de Jesus e nas laterais o de Santiago; guarda de ferro na face principal, sendo o acesso feito pelos lados; cobertura em cupulim de 4 panos, revestido a azulejo azul e branco em xadrez, com falso lanternim amparado por volutas. Fachada lateral NE. de três registos, definidos, inferiormente, por cornija saliente que se prolonga pela fachada SE, e superiormente por duas linhas de fenestração; o registo inferior é em talude com embasamento pintado a amarelo; pano único delimitado por cunhal, de cantaria aparelhada, a N. e como canto E. arredondado; remate idêntico ao da fachada NO.; inferiormente rasgam-se ao centro duas portas, de acesso ao piso -1, com molduras de cantaria acompanhando a inclinação do talude, e munidas de bandeira pétrea gradeada; entre as duas portas rasga-se fresta jacente gradeada, e ao lado das portas duas frestas idênticas com molduras pétreas; no 2º registo, ao centro, 3 janelas de varandim, axiais aos vãos inferiores, as extremas munidas de bandeiras pétreas gradeadas; de cada lado duas janelas idênticas à central; superiormente abaixo da cornija, rasgam-se 5 janelas as axiais às portas munidas de varandim. Fachada SE. com partido semelhante à NE., mas com molduras de vãos de alvenaria pintadas a amarelo; no registo inferior, do lado direito três frestas jacentes; no superior 11 janelas sendo as primeiras quatro, a contar da esquerda, com molduras pétreas e a 1º destas mais alta; no registo intermédio as janelas dispõem-se segundo o esquema, da esquerda para a direita: a (janela) - b (fresta) - c (janela) - d (janela de varandim) - c - d - c - d - c. INTERIOR: IGREJA - nave e coro-alto com cobertura única de abóbada de berço sobre sanca envolvente; pavimento em mosaico recente e em pedra mármore; alçados de alvenaria caiada, de dois registos definidos por cornija moldurada e com embasamento revestido a azulejo de padrão azul e branco, ambos envolvendo todos os alçados e topos do transepto; coro-alto assente sobre tripla arcaria de volta perfeita, que se eleva à altura da cornija, sobre pilares munidos de bases e capitéis; sub-coro com cobertura em abóbada de aresta disposta em três tramos; no alçado NO. rasga-se o pórtico pétreo em arco abatido, ladeado por porta reentrante; guarda-vento de madeira, de planta rectangular, encimado por frontão de talha dourada; nos alçados laterais porta de acesso às torres, a do lado do Evangelho aproveitada como pequeno santuário e tendo à esquerda pia baptismal em concha; no coro-alto, no alçado NO., óculo reentrante e duas linhas de fenestração, divididas pela sanca da cobertura, cada com 3 janelas reentrantes; nos alçados laterais porta de molduras pétreas de acesso às sineiras; balaustrada torneada, em madeira de nogueira e pedra mármore; do lado do Evangelho, órgão positivo. Na nave alçados idênticos, cada com duas capelas laterais à face, em arco de volta perfeita, revestidas a talha dourada, elevando-se até à cornija e ligadas entre si por cornija que une as impostas dos seus arcos; sobre as capelas molduras rectangulares de cantaria caiada*2; púlpitos idênticos de cada lado, fronteiros, junto ao transepto, em mármore. Do lado do Evangelho a capela de São Francisco Xavier e a de Santa Bárbara; do lado da Epístola a capela de Santo António e a do Sagrado Coração de Jesus *3; as três últimas capelas têm revestimentos e retábulos de talha do estilo nacional, quase idênticos, com ligeiras variantes ao nível do banco e sotobanco: apresentam planta recta, nicho, alçados laterais e intradorso arco revestidos a apainelados de talha dourada, colunas torsas, decoradas por pâmpanos e anjinhos, assentes em consolas; a capela de São Francisco Xavier apresenta revestimento idêntico, mas com tela pintada ao nível dos alçados laterais, com cenas da vida do santo, no lugar dos apainelados e estrutura retabular plana, pequeno nicho ladeado por duas estípides relevadas e apainelados de acantos entre elas, ático em frontão semicircular revestido por apainelado com enrolamento de acantos e brasão central; todas as capelas apresentam as paredes laterais ao nível do sotobanco, com revestimento imitando mármore, excepto a do Sagrado Coração de Jesus onde se inscrevem lápides epigrafadas encimadas por pedra de armas e a de Santa Barbara com pequeno nicho rectangular; as pilastras dos arcos assentam em bases pintadas imitando mármores coloridos. Dois arcos de volta perfeita, sobre pilares semelhantes aos do coro-alto rasgados a partir da cornija abrem para os topos do transepto; estes apresentam dois registos definidos pela cornija, tendo superiormente moldura vão cego *4, idêntico ao dos alçados da nave, e inferiormente duas portas, de molduras pétreas, uma correspondendo a confessionário a outra de acesso, respectivamente, a do lado da Epístola ao corredor adossado a SO., a do lado do Evangelho à ala colegial e Sacristia. Duas teias fecham a zona do transepto, a 1ª de balaústres em pedra, a outra em madeira de nogueira e pedra mármore. Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras idênticas às do coro-alto mas pintadas imitando mármores. Capelas colaterais em arco de volta perfeita, pétreo, com alçados, cobertura e retábulos de talha dourada, do estilo nacional, na do Evangelho, sob invocação de Nossa Senhora de Fátima *5, telas nos alçados laterais; na da Epístola, de invocação do Calvário, nicho emoldurado por cariátides e putti. Sobre cada capela tela emoldurada no local onde ficaria a primitiva tribuna. Superiormente acima da sanca todo o alçado é decorado por pintura mural figurando árvore genealógica de membros da Companhia de Jesus enquadrando nicho central, emoldurado por pintura mural fingindo pórtico com frontão interrompido por ostensório. Capela-mor elevada por plataforma com acesso por 4 degraus ao centro, com pavimento xadrezado de mármore; talha dourada reveste integralmente a cobertura em abóbada de berço sobre sanca e os alçados; na cobertura 4 medalhões circulares com os 4 Evangelistas e ao centro medalhão oval com o emblema da Companhia de Jesus e a cruz de Santiago sustido por dois putti; nos alçados laterais arcossólio central, em arco de volta perfeita sobre pilastras semelhante reproduzindo em menor escala o arco triunfal, o do Evangelho albergando o ossário, em mármore preto e branco, dos fundadores, assente sobre três leões, encimado por urna com pedra de armas; ambos os arcossólios têm os alçados decorados por pintura mural figurando cortinado e sanefa enquadrando cartela com símbolo eucarístico emoldurada por enrolamentos de acantos, volutões e grinaldas, a do lado do Evangelho parcialmente coberta pelo ossário; a restante superfície do alçado é toda revestida por painéis rectangulares de talha dourada com figuras de bustos em relevo de jesuítas, entre eles Santo Inácio de Loiola, São Francisco Xavier, São Francisco de Borja e São Luís Gonzaga relevadas ao centro de cartelas emolduradas por enrolamentos de acantos e putti. Retábulo-mor de invocação de Nossa Senhora do Carmo, de planta concâva, híbrido, tripartido, com par de colunas torsas, revestidas de pâmpanos e putti sobre consolas, enquadrado nicho lateral, tribuna central com trono, ático de dupla arquivolta no prolongamento das colunas, sacrário integrado no banco. SACRISTIA: acesso pelo transepto, do lado do Evangelho; de planta rectangular, disposta no sentido NO. - SE., com cobertura em abóbada de berço sobre sanca e pavimento de mosaico de padrão; alçados caiados com silhar de azulejos azuis e brancos de padrão; a NO. altar do Calvário, em arco de volta perfeita sobre meias colunas, sobrepujado por entablamento e frontão triangular interrompido, tudo de alvenaria e integralmente decorado com pintura mural fingindo mármores embrechados, predominando as cores vermelho, preto e branco; a SE. o alçado tem dois registos e três panos definidos por cornija e molduras de alvenaria; inferiormente no pano central, lavabo de mármore; superiormente composição de pintura mural figurando quadro semicircular, representando "Papa Paulo III entrega a Regra aos jesuítas", sobre balaustrada fingida; no alçado NE. rasgam-se 4 janelas axiais, abertas para o Corpo Colegial, as inferiores com vãos reentrantes rasgados até ao pavimento, as superiores, também reentrantes, rasgadas a partir da sanca interrompendo-a; entre estas óculo; no alçado oposto rasga-se a porta de entrada, junto ao alçado SE.. Envolvendo a cabeceira e os braços do transepto corredor de acesso a várias salas e ao segundo piso do corpo da igreja, correspondente às galerias de acesso às tribunas e ao coro-alto; daqui acede-se aos pisos superiores, com várias salas, algumas com acesso pelo corpo do colégio. CORPO COLEGIAL: organiza-se em dois pisos ao redor de pátio rectangular: o piso térreo tem acesso principal pelo alpendre, situado na fachada principal, comunicando directamente com a antiga Portaria do colégio, que por sua vez dá acesso a sala adjacente, a NE., e à ala que contorna o pátio, a SE., através de vãos de molduras pétreas; na Portaria guarda-vento de madeira e vidro, cobertura em abóbada de berço arrancando de sanca; nos alçados silhar de azulejos azuis e brancos, que se repete nas outras salas deste piso; pavimento lajeado e de mosaico; alçados preenchidos com lápides de pedra e outros elementos pétreos assinalando a ocupação do espaço pelo museu; destaca-se no alçado SO. arcossólio que ultrapassa a cornija, ladeado por dois pequenos nichos e com um óculo pintado com decoração vegetalista no centro. O corredor, de pavimento com tijoleira, abóbada de berço, e cunhais de pedra nos cantos interiores, dá acesso a todas as salas do piso e ao pátio; é segmentado por paredes divisórias de madeira com portas encimadas por bandeira com vidro; em toda a sua extensão, armários altos de madeira com vidro nas portadas, pertencentes à biblioteca, entre as várias salas destaca-se a que ocupa quase toda a ala NE., designada de "Sala Publia Hortensia", com pavimento em madeira e tecto de caixotões do qual suspendem dois lustres; em torno desta sala dois andares de armários, excepto no alçado SE., com varanda de circulação para o segundo, com soalho e guarda em ferro, desenhando volutas, com corrimão e pilaretes em madeira, sendo estes últimos encimados por um candeeiro com quebra-luz em bola de vidro, assente sobre um pé delgado em madeira; ao centro de vários panos da guarda, pedra de mármore com inscrição gravada a dourado, lendo-se em cada uma os nomes dos que contribuíram para a formação do espólio da biblioteca *6; a encimar os armários do segundo andar, assentam vários bustos; ao centro do alçado SE., deixando a descoberto parte do silhar de azulejos, lareira em mármore branco, meramente decorativa, com boca em arco abatido e fecho em mármore cinzento; sobre esta entablamento com inscrição a dourado no friso e outra inscrição na chaminé, intercalada por gravação de uma garça; a lareira é ladeada pelas escadas de acesso à varanda, de um só lanço curvo de madeira com guarda, como a da varanda. PÁTIO*6: com acesso pelos corredores a NO. e a SE., com pavimento de calçada, alçados rebocados e pintadas de branco, de dois registos, com três janelas de cantaria no segundo registo; a janela central do alçado SO. rasga-se até ao nível do pavimento, sendo dotada com uma varanda com guarda de ferro; vária vegetação, incluindo árvores; ao centro busto em bronze de António José Torres de Carvalho, assente sobre pedestal de pedra; um nicho de mármore epigrafado sobre bancos de alvenaria revestidos de azulejo e uma lápide comemorativa da remodelação da biblioteca. O segundo piso tem acesso pela porta que ladeia o alpendre, antiga entrada para o museu; logo à entrada pequeno compartimento; escadas em pedra, de seis lanços rectos com patamares nos intervalos, com cobertura de abóbadas de aresta; pavimento de betonilha, em madeira em algumas salas; nestas rodapé pintado a cinzento, cobertura em abóbada de berço arrancando de cornija, exceptuando uma das salas da ala SE. com tecto falso; nos vãos das janelas de várias salas e dos extremos dos corredores, conversadeiras.
Materiais
Alvenaria rebocada e caiada nos alçados; betonilha nos corredores do segundo piso da parte do colégio; pedra calcária em cantarias, cunhais, pilastras, torres sineiras; pedra mármore no alpendre, púlpitos, tumulo do fundador, placas votivas, cartela do portal principal, pavimento da nave da igreja e capela-mor, balaustradas do coro alto e da cancela da área do transepto; azulejos na cobertura do alpendre e nas paredes interiores do imóvel e de algumas capelas, tijoleira no piso térreo, telhas cerâmica na cobertura, ladrilho no pavimento das galerias de acesso à tribuna e do coro-alto; madeira em portas, janelas, caixilhos (pintados de verde ou castanho), pavimentos de algumas salas e corredores da parte do colégio, retábulos (talha dourada), mobiliário; ferro nas guardas, grades, candeeiros, e na porta do antigo museu, ferragens e ferrolhos, sinos; alumínio em janelas e caixilhos do alçado NE.; vidro colorido nas janelas da fachada principal da igreja e simples nas restantes.
Observações
*1 - DOF: Igreja do Salvador (integrando uma capela, antigo Passo da Via Sacra). *2 - funcionariam como tribunas, encontrando-se hoje entaipadas; *3 - de antiga devoção a Nossa Senhora do Socorro; *4 - primitivamente de Nossa Senhora da Anunciada; *5 - são estes: "Garcia d´Orta", "António Sardinha", "Pedro Margalho", "Silva Tavares" , "Aires Varela", "Tomas Pires", "Silva Picão", "D. Santa Clara", "Garcia de Resende", "Vitorino d´Almeida", e "Ivery Delgado"; *6 - a paróquia do Salvador foi instaurada por D. Sancho II no séc. 13, mas a partir do séc. 16 entra em decadência e, consequentemente, em ruína; com o terramoto de 1755 a paróquia é obrigada a abandonar o templo e a instalar-se provisoriamente na igreja das Almas de São Lourenço em 1769, e depois na Igreja de Santa Maria dos Casados (v. PT041207050100).