Monte Santo, de influência italiana, filiado no Santuário do Bom Jesus de Braga (v. PT010303580024) e dedicado à Virgem, barroco, rococó e neoclássico com escadório monumental, de grande efeito panorâmico, com lanços convergentes e divergentes, animado de jarras decorativas, estátuas e fontes simbólicas, dos tipos nicho e de espaldar, com alusões sucessivas à sua iconografia nas fontes e estatuária que adornam o escadório. Apesar de planeadas várias capelas, numa aproximação ao Santuário de Bom Jesus, apenas foi construída uma, dedicada à Sagrada Família. Igreja de planta em cruz latina, com fachada principal harmónica, flanqueada por torres sineiras com coberturas bolbosas, e decoração interior rococó e neoclássica. Estrutura da nave semelhante à da Igreja de São Filipe de Nery, com os ângulos que ladeiam o arco triunfal, abaulados, o que pressupõe a presença do mesmo mestre. Fachada principal, com frontão construído posteriormente, com o objectivo de esconder a passagem de uma para outra torre, que adultera significativamente a leitura do imóvel. Nave, capela-mor, galeria dos beneméritos (antiga sacristia) e sacristia, no mesmo enfiamento, criando uma linha exterior longitudinal. Corpo da capela-mor de maior altura que o resto do conjunto, exceptuando as torres, para comportar a cúpula, não visível no exterior. Retábulo-mor de talha dourada rococó, filiado no do Mosteiro de Tibães, se bem que adaptado a um espaço mais diminuto. Parque com espécies seleccionadas enquadrada por caminhos e circundada por Estrada Nacional.
Santuário composto por grande escadório, disposto na encosta de um monte, frente à cidade de Lamego, contendo nove lanços com quinhentos degraus e largos patamares, intercalados entre cada lanço de escadas, em X. Escadas e patamares são guarnecidos com parapeitos de balaustradas, ostentando pirâmides e estátuas, onde se destacam o Pátio dos Reis, oito fontanários, uma Capela e a Igreja, no cimo do monte. IGREJA de planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais alta e ligeiramente mais estreita, e sacristias adossadas ao alçado posterior. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com cunhais apilastrados, embasamentos e remates em friso e cornija, em cantaria aparente. Corpo da capela-mor encimado por pináculos e, nas sacristias, fogaréus. Fachada principal voltada a NE., harmónica, com corpo central ladeado por duas torres. O corpo central, dividido por pilastras coríntias em três panos, tem, ao centro, o portal principal de volta perfeita, ladeado por dois óculos, profusamente decorados com elementos fitomórficos e concheados, e encimado por edícula polilobada, com a imagem da padroeira. Janelões no mesmo plano e iguais aos das torres, decorados com molduras e aventais, recortados, donde pendem borlas e grinaldas. Sobre o entablamento, rasgado por óculo, empena recortada, coroado por estatuária, sobre as pilastras divisórias ( anjo com coroa, Fé, Esperança, anjo com filactera - "Stella Matutina" ) e encimado por cruz latina. No pano central da empena, o escudo real ladeado por dois anjos e, nos laterais, festões e conchas. Torres com portas de arco a pleno centro, encimadas por janelões com tímpanos triangulares curvos. Entablamento e, sobre um outro nível, sobre o qual se implantam as sineiras, sobrepostas por registo rasgado por óculos quadrilobados, ambos protegidos por platibandas balaustradas. Remate em coruchéu bolboso e fogaréus. Alçado SE. rasgado por três portas, na nave, na galeria ( antiga sacristia ) e na sacristia nova. Seis janelões de arco abatido, os da nave e capela-mor encimados por cornija. Óculo circular na capela-mor e óculo quadrilobado, no corpo da sacristia. Alçado NO. semelhante ao anterior, à excepção das portas que aqui não existem. Alçado SO. poligonal, de três faces, sendo a do topo, cega, com remate em empena contracurvada, com emblema ostentando a data de "1876". As outras duas faces rasgam-se em dois janelões de arco em asa de cesto, sobrepostos. Uma pequena galilé, com dois óculos decorados com elementos fitomórficos e concheados, tendo duas portas, uma para arrumos e outra de acesso ao coro-alto. O portal axial é de perfil polilobado, com moldura decorada com elementos vegetalistas. INTERIOR rebocado e pintado de branco com silhares de azulejo, com painéis historiados a azul e branco e molduras policromas, com cobertura em falsa abóbada de berço, assente em cornija, decorada com apainelados de estuque, representando, nos cantos, símbolos eucarísticos e medalhões com a Anunciação, Natividade e Virgem em glória, central. Coro-alto apoiado em arco em asa de cesto, protegido por guarda, balaustrada, convexa na zona central, comportando grande órgão. Do lado do Evangelho, porta lateral e porta de acesso ao púlpito, quadrangular, assente em mísula de cantaria e protegido por guarda de talha dourada. Dois janelões de tímpano curvo em plano superior, com vitrais. O lado da Epístola é semelhante, à excepção da porta, que aqui foi transformada em pequeno altar, protegido por vidro, contendo presépio. Retábulos colaterais de talha, insertos em vão de cantaria, adaptam-se ao espaço encurvado, dedicados a Santa Ana ( Evangelho ) e São José ( Epístola ). Arco triunfal de arco subido a pleno centro acede à capela-mor de planta octogonal e cobertura em cúpula de doze gomos apoiados em anel horizontal, firmado em quatro arcos, que por sua vez se apoiam em pilastras. Em duas faces, janelões com tímpano encimados por óculo e, noutras duas portas de confessionários. Nas restantes duas faces, portas de acesso, por corredores encurvados, revestidos a azulejo tipo tapete, que dão acesso à Galeria dos Beneméritos. Retábulo-mor de talha dourada, de planta convexa, com trono de cinco degraus, com baldaquino protegendo a imagem do orago, ladeada por colunas com falsa espira, assentes em plintos intensamente decorados. Remate em frontão interrompido, com espaldar decorado com elementos fitomórficos. Na base do trono, o sacrário e, sob este, altar em forma de urna. NAs paredes, surgem dois painéis de azulejo, representação, no lado do Evangelho, "Anunciação aos Pastores e Adoração", tendo, no oposto, "Adoração dos Magos". A SALA dos BENEMÉRITOS tem planta quadrangular e porta para o exterior, iluminada por dois janelões quadrangulares fronteiros entre si e tecto de estuque. Através de gradeamento de ferro faz-se a passagem para a SACRISTIA, a qual é rasgada por porta lateral para o exterior e porta para o piso superior, com tecto de estuques, paramenteiro e pequeno altar. ESCADARIA: partindo do adro, dois lanços simétricos de escadas, comportam no seu patamar a FONTE da CEBOLA, que fecha uma mina, saindo a água de uma bica em forma bolbosa. Outros dois lanços, com painel azulejar, conduzem ao Pátio dos Reis, no centro do qual, surge a FONTE dos GIGANTES, de vinte e dois metros de altura, constituída por uma taça com quatro atlantes, sobre golfinhos, a sustentar obelisco, com símbolos marianos, rematado com estrela. De um e outro lado do patamar, dois pórticos monumentais, com meias colunas adossadas a paramentos murais, coroados por estatuária, alusiva à genealogia mariana. De seguida, o Pátio denominado da Sereia, com CAPELA lateral octogonal, dedicada a Jesus, Maria e José, com panos divididos por pilastras, com cúpula de granito e rasgada por janelas e porta com molduras ornadas com motivos fitomórficos e remates em friso e cornija. Fronteira a ela, FONTE das SEREIAS, decorada com pilastras, arquitrave, urnas e conchas de onde cai a água para tanque semicircular, com um tritão de mármore. Diversos lanços de escadas, formando patamares conduzem à cidade, com as FONTE PURA, no oitavo patamar, com espaldar de granito, pilastras toscanas e frontão truncado superiormente, decorado com losango, bica com rosácea para taça adossada ao espaldar e bancos de pedra corridas de cada lado; e FONTE do PELICANO, com três taças que correm para tanque semicircular, inserta em nicho com arco de volta perfeita. Escadaria com corrimões de balaústres e coruchéus piramidais. No adro da Igreja, a FONTE DOS REMÉDIOS *2, com espaldar profusamente recortado, decorado por frontão interrompido, com aletas laterais coroadas de urnas e, no topo do frontão, elemento cruciforme. Na parte central do espaldar, uma oval envolvida por folhagem e grinaldas laterais, rematadas em florões, constituindo as bicas e possui cartela com a data de "1738". O tanque é recortado. CRUZEIRO monolítico, assente em alto plinto, coluna coríntia e, sobre uma esfera, a cruz latina. de vinte e dois metros de altura, composta de variadas espécies ibéricas, mediterrânicas e exóticas, envolve o Santuário, estendendo-se monte abaixo até à Estrada Nacional. Como espécies mais significativas, apontam-se castanheiros, carvalhos, tílias, choupos, faias, olmos, pinheiros de diferentes variedades, acácias, eucaliptos e cedros. Dela constam igualmente um lago, as Grutas de São João, com escultura em granito, e a do Fundo, decorada com um baixo-relevo, bem como uma ponte, algumas fontes e uma vasta alameda que atravessa o escadório ao meio no patamar do Terreiro dos Reis.
Materiais
Razoável
Observações
*1 - DOF: Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, incluindo a escadaria e respectivo parque. *2 - era conhecida como Fonte do Registo das Águas ou das Letras Douradas, provavelmente porque na oval existiria legenda epigrafada com letras douradas. *3 - esta imagem depressa alcançou grande devoção por parte do povo.