Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Atalaia

Atalaia

O ponto de interesse Atalaia encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias da Sé e São Lourenço no municipio de Portalegre e no distrito de Portalegre.

Na Época medieval desempenhava funções de atalaia, fortalecida, provavelmente no Séc. 17, com um embasamento escarpado.

Torre escarpada roqueira de planta rectangular. Fachada NE., desmoronada, com dois mata-cães nos cunhais. A fachada NO. apresenta uma porta que dá acesso ao interior, faltando-lhe o arco da verga; na parte superior, arruinada, possui um mata-cães. A fachada SO. tem uma janela de forma rectangular com moldura de granito e três mata-cães. A fachada SE. possui dois mata-cães muito arruinados. O interior é uma ruína, distinguindo-se três compartimentações, intercomunicantes na zona central; o pavimento apresenta inúmeros afloramentos rochosos. Possui adarve parcialmente destruído ou eliminado e muitas lápides evocativas.

Materiais

Granito, tijolo, argamassa de cal.

Observações

Antes de se desmoronar, a fachada NE. apresentava uma porta em vão rectangular com a soleira a cerca de 1,5 m do solo e cinco mata-cães. Integra um projecto turístico que aguarda aprovação. Atalaião constitui o cenário que enquadra o drama do nisense José Dinis da Graça Mota e Moura, O Alferes de Tolosa, escrito em 1854. A torre faz parte do sistema defensivo das fortificações de Portalegre (PT041214090066).