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Igreja Paroquial de Fonte Arcada

Igreja Paroquial de Fonte Arcada

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Fonte Arcada encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Fonte Arcada e Escurquela no municipio de Sernancelhe e no distrito de Viseu.

Igreja paroquial de construção românica de que mantém a estrutura e alguns vestígios exteriores, como várias mísulas, o portal axial com moldura biselada e decorada com friso de pequenas esferas, ladeado por cruzes insculpidas nos muros, que surgem também nas laterais e na posterior, onde forma um Calvário, com acesso por escadas frontais, formando pequeno pódio. É de planta em cruz latina composta por nave, transepto pouco saliente, de duas naves, numa estrutura pouco comum, divididas por duas possantes colunas e a nave não tem a mesma largura, sendo mais larga junto ao portal axial, adaptando-se aos afloramentos rochosos e ao terreno que rodeia o imóvel, tendo capelas adossadas, uma delas marcada exteriormente por pequena sineira e outra por remate em frontão triangular, sendo a mais alta de todas, com acessos interiores por arcos de volta perfeita, dois deles envolvidos por decoração arquitectónica maneirista e com pedra de armas; a terceira capela apresenta vestígios de policromia no arco de acesso, o que também acontece com a pia baptismal, com bacia gomeada; capela-mor com sacristia. Fachada principal em empena truncada por dupla sineira, rasgada por pórtico de volta perfeita com a moldura constituída pelas aduelas do arco, apresentando afinidades com o de Lourosa. Fachadas com remates em cornija, rasgada a direita por porta travessa e janelas em capialço, já de feição maneirista. Interior com coro-alto de madeira, sob o qual surge pia baptismal no lado do Evangelho, aparecendo, do mesmo lado, o púlpito. Coberturas de madeira, em masseira na nave e em falsa abóbada de berço em caixotões na capela-mor. São visíveis as marcações dos arcos que constituiriam arcossólios e destaca-se a existência de dois retábulos de talha maneirista, que mantém a decoração pictórica e um deles o dossel e a ilharga com revestimento de azulejo hispano-mourisco. Retábulo-mor de talha dourada do estilo nacional com três eixos definidos por colunas torsas decoradas com pâmpanos que se prolongam em arquivoltas e destaca-se pela perfeição do talhe, ostentando o intradorso dos nichos com baixos-relevos fingindo drapeados.

Planta em cruz latina, composta por nave, mais larga junto ao portal axial, capela-mor ligeiramente mais alta, transepto levemente saliente de duas naves, capelas laterais e sacristia adossadas ao lado esquerdo, de volumes articulados com disposição horizontalista das massas e coberturas diferenciadas em telhados a uma, duas, três e quatro águas. Fachadas em cantaria aparente, percorridas por embasamento saliente e remates em cornija, surgindo sobre os cunhais da capela-mor pináculos piramidais; várias cruzes surgem insculpidas nos muros. Fachada principal virada a S. com portal de arco a pleno centro assente em impostas salientes, com arestas biseladas, adornadas por pequenas esferas e moldura formada pelas aduelas do arco. Remate em empena truncada por dupla sineira em arco de volta perfeita com remate em empena e cornija com cruz no vértice. No muro são visíveis mísulas trilobadas, que apoiariam qualquer estrutura e, no topo direito, gárgula de canhão. Fachada O. marcada pelos corpos escalonados das capelas adossadas, onde se rasgam frestas em capialço nas faces S.. A segunda capela é encimada por frontão triangular com cruz no vértice e, a terceira ostenta, nos remates, gárgulas, pináculos e uma pequena sineira em arco de volta perfeita com impostas salientes e remate em cornija, cruz e pináculos nos ângulos; nestas, rasgam-se fresta igualmente em capialço e pequeno óculo circular. Fachada E. rasgada por portal em arco apontado com vestígios de pinturas murais no tímpano; o corpo saliente do transepto possui janelão rectangular em capialço moldurado e, na capela-mor, mais elevada, janelão idêntico ao anterior. Fachada posterior com o volume cego da capela-mor, com remate em empena com cruz no vértice, e. lateralmente, desenvolve-se o corpo da sacristia, com janelão rectangular e pináculo. INTERIOR em cantaria aparente, com pavimento em lajeado de granito e, na nave, cobertura de madeira em masseira, com tirantes metálicos e asnas à vista. Os portais encontram-se ladeados por pias de água-benta concheados. Coro-alto de madeira, assente em duas mísulas de pedra, com guarda balaustrada, tendo acesso por escadas no lado da Epístola, junto às quais surge a marcação de um vão de volta perfeita, e deste acede-se, por pequenas escadas às sineiras. No sub-coro, um guarda-vento de madeira e, no lado do Evangelho, sobre pequeno degrau, a pia baptismal assente em coluna lisa e com bacia gomeada, com vestígios de policromia. Segue-se a primeira capela adossada, com acesso por arco de volta perfeita assente em dois colunelos e formando duas arquivoltas, onde se vê vestígios de pintura e uma inscrição "HE DE ANTONIO GOUVÊA COUTINHO / FEITA EM 1502"; no interior, com cobertura de madeira, é visível um retábulo de talha policromada, dedicado ao Calvário. O púlpito quadrangular assenta em modilhão de granito, com guarda plena de madeira pintada com cartela recortada central, sendo o acesso feito por escadas que partem do braço O. do transepto, o qual possui duas naves, marcadas por duas enormes colunas toscanas. o braço do Evangelho rasga-se para duas capelas adossadas, a primeira com acesso por vão de volta perfeita, enquadrado por estrutura arquitectónica composta por altos plintos, colunas compósitas, entablamento, frontão triangular, em cujo tímpano se inscreve pedra de armas, e pináculos laterais; no interior, com cobertura de madeira a duas águas, pintada com motivos geométricos sobre fundo verde, assente sobre mísulas de cantaria almofadados, um retábulo de madeira policromada dedicado a Nossa Senhora de Lourdes. A outra capela, Capela das Chagas, abre em arco de volta perfeita, com moldura de cantaria e remate em tabela ladeada por colunelos, onde se inscreve uma pedra de armas e remate em cornija, que se prolonga até a uns colunelos que ladeiam a estrutura e se apoiam em mísulas ao nível do arranque do arco, cujo intradorso apresenta decoração geométrica, fitomórfica e antropomórfica; na parede fundeira, um arcossólio de volta perfeita, flanqueado por colunelos que rematam em pináculos e com pedra de armas; no lado da Epístola, retábulo de talha pintada, dedicado à Virgem, ladeado por nicho para as alfaias; no intradorso do arco, pia de água-benta hemisférica. Arco triunfal em arco de volta perfeita acede à capela-mor com cobertura em falsa abóbada de berço de madeira com 35 caixotões pintados com motivos marianos, tendo, no central, a figura da Virgem. Sobre supedâneo de dois degraus, o retábulo-mor de talha dourada, a ocupar toda a parede testeira, de planta recta e três eixos definidos por colunas torsas decoradas com pâmpanos e anjinhos, que se prolongam em duas arquivoltas unidas no sentido do raio, formando o ático; no centro, a tribuna de planta semicircular com cobertura em semicúpula com decoração fitomórfica, integrando a imagem do orago; nos eixos laterais, dois nichos com imaginária, com o interior representando drapeados em relevo; no banco, duas portas de acesso à tribuna. Sobre o altar paralelepipédico, o sacrário com porta decorada com cruz enlaçada por vides e rodeada por acantos enrolados, encimado pelo Crucificado. Sacristia em alvenaria aparente com as juntas preenchidas a cimento, com tecto de madeira e lavabo com espaldar concheado, encimado por cornija, cruz e pináculos, tudo pintado com marmoreados fingidos.

Materiais

Granito aparente na estrutura, cornija, molduras, cruzes, pináculos, pavimento, pias de água-benta e baptismal, base do púlpito, colunas do transepto, molduras das capelas, lavabo da sacristia, banco do retábulo-mor e imaginária; madeira nas portas, cabeção dos sinos, guarda-vento, coro-alto e respectivo acesso, guarda do púlpito, retábulos policromados ou dourados, coberturas da nave, capela-mor e capelas laterais, arcaz e imaginária; azulejo hispano-mourisco numa capela lateral; telha de aba e canudo nas coberturas; bronze nos sinos; vidro simples nas janelas; cimento nas juntas.

Observações

*1 - Zona Especial de Proteção conjunta do Paço da Loba (v. PT011818080081), Igreja Matriz de Fonte Arcada (v. PT011818080009) e o Pelourinho (v. PT011818080001).