Casa nobre rococó planimetricamente inserido na tipologia das casas que integram capela no frontespício, na variante em que esta surge no extremo, tratada de modo independente. Capela ligada à casa por pequeno corpo que acaba por receber a sineira. Frontespício da capela, e da casa (especialmente sobre a verga das janelas do andar nobre) com decoração de grande exuberância. Esta última caracteriza-se ainda pela regularidade de fenestração.
Planta rectangular irregular, composta por 3 corpos, um deles uma capela. Volumes articuladas com coberturas diferenciadas em telhados de 2 e 4 águas. Frontespício constituído pelos 3 corpos, correspondendo o da esquerda ao solar, de 2 pisos separados por friso, com pilastras nos cunhais apoiando alta cornija; fenestração regular, tendo no 1º piso 4 janelas centradas por 2 portas, de verga recta encimadas por decoração floral; no 2º, 6 janelas de sacada, sobre modilhões, de verga recta encimadas por conjunto escultórico formado de festões, cartela e concha. À esquerda e sensivelmente recuado, pequeno corpo com colunata ao nível do 2º piso, estabelece a ligação com a capela, de planta rectangular, precedida por escada de 1 lanço e 2 braços. Frontespício com pilastras nos cunhais coroadas por pináculos e terminando em frontão interrompido; portal enquadrado por estrutura de cantaria com cornija encimada por pequenos pináculos ladeando janela facetada sobrepujada por pedra de armas. Pequena sineira sobre o corpo da colunata.
Materiais
Granito, betão. Cobertura de telha.
Observações
O Arquitecto Viana de Lima elaborou projecto de recuperação da fachada e para a sua implantação na freguesia de Requião nas proximidades da estrada que liga Vila Nova de Famalicão a Guimarães, o qual nunca se chegou a concretizar.