Portal de Cidadania

Povoado dos Pardieiros de Porto Chão

Povoado dos Pardieiros de Porto Chão

O ponto de interesse Povoado dos Pardieiros de Porto Chão encontra-se localizado na freguesia de Lindoso no municipio de Ponte da Barca e no distrito de Viana do Castelo.

Aglomerado urbano. Povoado medieval. Povoado aberto de montanha, atravessado por arruamento central, à volta do qual se dispõem casas de planta rectangular, e do qual partem arruamentos perpendiculares. Registo de uma gravura datável do Bronze Antigo.

No alto da grande chã de Porto Chão, povoado de montanha. No interior de uma cerca que o delimita e com uma entrada virada a NO., distribuem-se restos de construções formadas por blocos graníticos não argamassados e apresentando planta ractangular. As casas distribuem-se de um e outro lado de um arruamento central que cruza o povoado no sentido sensivelmente N. / S. e a partir do qual partem outros arruamentos perpendiculares.

Materiais

Granito

Observações