Moinho de vento construído em meados do séc. 20 e integrado nos denominados moinhos de corpo fixo de torre, tipo São Miguel, e cobertura giratória, em bolbo rematado em bico. Possui planta circular e corpo troncocónico, de dois pisos, em alvenaria de pedra rebocada, rasgado por vãos retilíneos, apresentado duas portas abertas em posição oposta e janelas em ambos os pisos. A cobertura tem base circular e girava à força braçal, por meio do sistema de rabo do moinho, disposto posteriormente, a tipologia mais comum na ilha Graciosa. Segundo Rui de Sousa Martins, a cobertura bolbosa segue o esquema dos moinhos suecos e ingleses e não a dos holandeses, como usualmente se diz, e terá chegado aos Açores no séc. 18 e 19, em sequência do comércio da laranja com a Inglaterra.
Planta circular, de volume simples e cobertura homogénea, de madeira, em bolbo, pintado de vermelho, rematado em bico, com pináculo. Apresenta torre fixa troncocónica, sobre soco circular, com faces de dois pisos, rebocadas e pintadas de branco, com faixa e molduras dos vãos pintados a azul. A nascente rasga-se portal, com comunicação ao corpo adossado, e, na face oposta, um outro, ambos de verga reta simples; em cada face lateral abrem-se duas janelas sobrepostas, uma no piso térreo e outra no segundo piso. A cobertura giratória ou capelo tem por baixo galdeira, cujo fundo encaixa ligeiramente e se ajusta, exteriormente, no topo da parede da torre, tendo base circular. Da cobertura saem as pontas de três barrotes grossos, onde se fixam as três varas, inteiriças, do rabo do moinho, que fazia girar a cobertura, procurando a orientação do vento mais conveniente para as velas. A vara do meio, o rabo propriamente dito, desce a direito, enquanto as laterais, os braços, se dispõem obliquamente e convergem para baixo, juntando-se-lhe um pouco antes de chegar ao solo. A cobertura possui, a nascente e a poente, pequenos vãos envidraçados.
Materiais
Estrutura de alvenaria rebocada e pintada; portas, caixilharia, rabo, sobrado, escada e cobertura de madeira; vidros simples.
Observações