Fábrica de pão para abastecimento militar, construída no início do séc. 19, posteriormente adaptado a caserna militar e a zona de arrumos do teatro municipal, instalado na vizinha Casa das Barcas, com a qual se interligava, e, em 2017, a reservas museológicas e espaço cultural, conservando, no entanto, a sua estrutura primitiva. Caracteriza-se pelo aspeto funcional e grande sobriedade das linhas, possuindo planta retangular de três naves, separadas por arcos de volta perfeita sobre pilares, cobertas por abóbadas de berço à prova. A fachada principal termina em platibanda plena, tendo gárgulas em meia cana nos cunhais e é rasgada por amplos portais ladeando janela central, de vergas abatidas, molduradas a cantaria. A nave do fundo é ocupada por três fornos, semelhantes, encimados por zonas para guarda da lenha, de modo a mantê-la seca, esquema também existente no Quartel do Assento de Elvas (v. IPA.00035919). Os fornos têm câmara de planta circular, com o lar revestido a placas refratárias e cobertura em abobadilha de tijolo, e boca em arco abatido, moldurado, encimada por óculo circular, correspondente à conduta de admissão de ar às chaminés, que se ainda se elevam sobre o espaço retangular que precede os fornos. O espaço de armazenamento da lenha, sobre os fornos é seccionado, tem pavimento cerâmico e a cobertura com a abobadilha aparente. A estrutura do imóvel é semelhante a outros armazéns militares da cidade, nomeadamente à Casa das Barcas e ao palheiro do Quartel do Assento.
Planta retangular, de três naves e coberturas em telhados dente de serra, de quatro águas, conservando no topo sudeste três chaminés, de corpo cilíndrico. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, terminadas em platibanda plena, a principal, desenvolvida na fachada mais comprida, virada a noroeste, com faixa, frisos verticais nos cunhais e um horizontal a delimitar inferiormente a platibanda, em amarelo. Os cunhais integram gárgulas em meia cana para escoamento das águas pluviais das coberturas. A fachada é rasgada por três vãos de arco abatido, moldurados a cantaria, correspondendo os laterais a amplos portais e o central, mais estreito, a janela gradeada. INTERIOR com as naves separadas por arcos de volta perfeita, assentes em oito pilares de alvenaria, tendo os da nave do fundo, mais a sudeste, adossados à caixa muraria, que a ocupa completamente e onde se inserem três fornos, de iguais dimensões. Possui as paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento em resina epóxi, de cor vermelha, e as duas primeiras naves cobertas por abóbadas de berço, rebocadas e pintadas de branco, com a instalação elétrica formada por caminhos de cabos suspensos, onde se fixam apliques. A nave do fundo possui ao centro de cada arco estrutura de tabique recente a ocultar os fornos, com porta de verga reta, sobre a qual se desenvolve escada, igualmente recente, para aceder ao espaço para guarda da lenha, existente sobre os mesmos. A porta do tabique acede a estreito espaço retangular, que antecede os fornos, delimitado por arco abatido de tijolo, e coberto por abobadilha de berço, com tijolo de burro em cutelo, no alinhamento do qual se elevam as chaminés. Os fornos, de um lar, têm boca em arco abatido, moldurado a cantaria, e interiormente câmaras de planta circular, com 4,5m de diâmetro, com o lar revestido a placas refratárias e cobertura em abobadilha de tijolo. Sobre a fornalha existe óculo circular, de capialço revestido a cantaria, correspondente à conduta de admissão de ar da chaminé. O espaço de guarda da lenha é seccionado de acordo com o tamanho dos fornos e possui pavimento em tijoleira, sobrelevado relativamente à atual porta de acesso e precedido por quatro degraus, e cobertura em abobadilha de berço aparente, com tijolo de burro colocado em cutelo; a porta surge à esquerda da boca do forno.
Materiais
Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; molduras dos vãos e da boca dos fornos e gárgulas em cantaria; janela e guarda-vento de vidros simples; grades de ferro; pavimento em resina epóxi e em tijoleira; lar dos fornos revestido a placas refratárias; arco e coberturas em abobadilha de tijolo, aparente ou rebocada e pintada; tabiques em gesso laminado; escadas metálicas; portas em aço inox; cobertura de telha.
Observações