Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Edifício do Tijolo

Edifício do Tijolo

O ponto de interesse Edifício do Tijolo encontra-se localizado na freguesia de Estrela no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Vila operária construída em finais do séc. 19 para alojar os operários das Cerâmicas Junça, por iniciativa do seu proprietário. Apresenta uma planta retangular que se desenvolve a partir de um eixo longitudinal ao longo de 26 metros. Com três pisos, sendo o inferior habitacional e comercias, e os restantes dois apenas habitacional, a sua principal característica consiste na fachada principal revestida a tijolo maciço vermelho compondo desenhos geométricos relevados, sendo o piso térreo rasgado por sete vãos inscritos em arco de volta perfeita de tijolo duplo surgindo separados entre si por círculos, igualmente em tijolo e preenchidos por delicado elemento decorativo no seu interior. Os dois pisos destinados a habitação exibem vãos com tratamento diferenciado tanto ao nível da forma, como dos pormenores decorativos, resultando assim num conjunto de grande qualidade estética. Cobertura telhada, com telha de Marselha, a duas águas. Na fachada traseira, que apresenta tijolo aparente apenas nas guarnições dos vãos das portas e janelas, destaca-se a presença de galerias art déco que permitem o acesso ao interior dos sete fogos do imóvel.

Planta retangular de eixo longitudinal, com três pisos. Fachada principal revestida a tijolo maciço vermelho compondo desenhos geométricos relevados, sendo o piso térreo rasgado por sete vãos inscritos em arco de volta perfeita de tijolo duplo surgindo separados entre si por círculos, igualmente em tijolo e preenchidos por delicado elemento decorativo no seu interior. Os dois pisos destinados a habitação exibem vãos com tratamento diferenciado tanto ao nível da forma, como dos pormenores decorativos, resultando assim num conjunto de grande qualidade estética. Fachada traseira com tijolo aparente apenas nas guarnições dos vãos das portas e janelas. Cobertura telhada, com telha de Marselha, a duas águas. Ao nível do telhado nota-se ainda uma pequena trapeira colocada ao centro. INTERIOR: acede-se ao interior do piso térreo, comercial e habitacional, a partir da fachada principal virada a sul, para a rua Possidónio da Silva. O acesso aos pisos superiores, de habitação, com sete fogos cada, é feito através de galerias art déco, com entrada, também, pela Rua Possidónio da Silva, nº 33, que se distribuem ao longo da fachada tardoz.

Materiais

Observações

EM ESTUDO