Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Ponte Nova do Crasto

Ponte Nova do Crasto

O ponto de interesse Ponte Nova do Crasto encontra-se localizado na freguesia de Rubiães no municipio de Paredes de Coura e no distrito de Viana do Castelo.

Arquitectura de comunicações e transportes, setecentista. Ponte de arco, com tabuleiro horizontal e rampa numa das margens sobre três arcos de volta perfeita, de aparelho granítico, aduelas formando extradorso irregular e pegões reforçados com talha-mares.

Ponte granítica de tabuleiro horizontal e rampa na margem esquerda, sobre três arcos de volta perfeita, um maior, junto à margem esquerda e dois de menores dimensões. Aduelas largas e relativamente curtas formando extradorso irregular. Os silhares reservam-se aos arcos e guardas, dando lugar a aparelho de alvenaria nos paramentos e encontros. Sobre a margem direita os encontros foram cimentados e rasgou-se um pequeno vão recto. Deste mesmo lado, as guardas alargam a jusante. Os pegões encontram-se reforçados com talha-mar de secção triangular em silhares graníticos consolidados com cimento. No interior dos arcos são visíveis buracos de agulheiros. A orientação da ponte é NE. - SO. e o pavimento recebeu asfalto.

Materiais

Granito, cimento, asfalto.

Observações

*1 - Nascido em Rubiães em 1686 emigrou cedo para o Brasil onde terá enriquecido. Viria a instituir o vínculo da Gandra, mandou construir a capela de São João e Nossa Senhora do Livramento (Grandra, Agualonga, Paredes de Coura) e deixou em testamento o legado de 400$000 reis para a construção da Ponte Nova de Rubiães que devia ser erigida abaixo das poldras de Antas (Cunha 1909). *2 - A designação de Ponte Nova nasce por oposição à Ponte Velha, conhecida localmente como Ponte Romana de Rubiães (v. PT01160520004).