Portal de Cidadania

Quinta da Achadinha

Quinta da Achadinha

O ponto de interesse Quinta da Achadinha encontra-se localizado na freguesia de Porto da Cruz no municipio de Machico e no distrito de Ilha da Madeira (Madeira).

Quinta com casa construída no séc. 19, de planta quadrangular e fachadas evoluindo em dois pisos, com linhas muito simples, rasgadas por vãos retilíneos, moldurados e protegidos pelos tradicionais tapa-sóis. Na fachada principal possui escada de acesso ao segundo piso, com porta encimada por pequeno alpendre. A quinta possui jardim e pavimentos calcetados a calhau rolado.

Planta quadrada, de massa simples, com cobertura em telhados de quatroáguas, rematadas em beirada dupla. Fachadas rebocadas e pintadas de ocre e faixa a grená, evoluindo em dois pisos, rasgadas por vãos retilíneos, com molduras simples e tapa-sóis pintados de verde, possuindo as do segundo piso caixilharia de guilhotina. Fachada principal virada a nascente rasgada, ao nível do segundo piso, por porta central, precedida por escada de cantaria, de vários patamares e guarda em ferro forjado, protegida pois pequeno alpendre telhado; à direita abre-se janela de peitoril. A fachada lateral direita é rasgada por duas janelas de peitoril e a posterior por uma outra central, todas no segundo piso. Sobre a cobertura existe chaminé retangular. INTERIOR com pisos interligados por escada de madeira, com guarda simples, e dependências com tetos de masseira, existindo numa delas lareira decorada. O portão da quinta é em ferro. O quintal é parcialmente ajardinado e calcetado a calhau rolado.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e pintada; molduras dos vãos em cantaria da região; tapa-sóis de madeira pintada; guarda em ferro forjado; cobertura em telha de canudo, mas com vestígios de telha de meia cana.

Observações

EM ESTUDO