Minas romanas de exploração aurífera. Poço para depósito das areias aluvionares no leito do rio; poços de decantação para recolha do minério na parte terminal do túnel.
Túnel escavado no afloramento rochoso atravessando o meando do rio Coura, possuíndo a meia altura lucernários, ou seja, pequenos nichos escavados nas suas paredes para colocação de sistema de iluminação dos trabalhadores. À saída do túnel, encontram-se escavados dois pequenos tanques, dispostos contiguamente, com um pequeno desnível entre eles. A água do rio seria desviada por um pequeno açude a montante, no meandro, sendo as águas do rio conduzidas por um canal para o túnel, permitindo, deste modo, retirar as areias auríferas depositadas no leito. Por outro lado, os tanques colocados no final do túnel, por decantação retinham outros elementos auríferos.
Materiais
Observações
Muito embora não haja um elemento seguro de caracterização cronológica deste sistema de exploração de recursos auríferos, há um paralelo com grande semelhança com o caso presente, localizado em Montefurado, Lugo (Espanha).