Igreja paroquial românica muito adulterada mas cujos troços subsistentes permitem a sua integração na 2ª fase do românico português onde é evidente uma certa apropriação das formas e temas tradicionais, nomeadamente na adopção da capela-mor quadrangular, de tradição hispânica e na técnica de gravação a bisel. Integra-se na 2ª fase do foco românico do Alto Minho onde é já nítido uma certa tendência para o gótico aqui notório no apontar dos arcos. Nitidamente românico é o sistema de modilhões suportando a cornija, restando apenas 2 historiados, e o esquema de frestas. À primitiva capela, do séc. 12, talvez pertençam as fiadas de pedra mais salientes na base das fachadas. No frontespício são ainda visiveis as aduelas do primitivo pórtico. As transformações do séc. 19 adulteram completamente o interior e os elementos decorativos utilizados são de fraca qualidade.
Planta longitudinal, composta, com nave única, e capela-mor rectangular flanqueada por 2 capelas. Cobertura simples com telhados do mesmo nível e de 2 águas. Frontespício terminado em empena, com pináculos e cruz nos cunhais; portal de verga recta encimado por janela e pequeno nicho com imagem. À esquerda adossa-se torre sineira quadrada, de 2 níveis, tendo o superior apenas 2 muros de sineiras, coroadas por pináculos nos cunhais. Fachada S. com portal de arco apontado, de arquivolta besantada sobre pé-direito e tímpano liso, 2 frestas e janelas. Fachada N. com portal de arco apontado sobre pés direitos e cruz de malta relevada no tímpano, ladeado por 2 frestas. De ambos os lados, a cornija da nave assenta em modilhões simples. Na fachada N. um modilhão historiado está aplicado na parede testeira da capela adossada. Interior com embasamento pintado, lambril de azulejos de padrão, 2 altares colaterais e cobertura em abóbada de berço pintada com vários motivos e medalhão central com santo do orago. Arco triunfal sobre pilastras e capela-mor também com lambril de azulejos, retábulo de talha polícroma e cobertura em abóbada pintada com medalhão central figurando Jesus, Maria e São José. Arcos plenos dão acesso às capelas.
Materiais
Estrutura em cantaria de granito aparente; azulejos; retábulos de talha; pinturas; pavimento de ladrilho; cobertura de telha.
Observações
Segundo de Aguiar Barreiros, a estátua de Cristo Ressuscitado, de pedra de Ançã muito repintada, é românica e o seu rosto contristado é invulgar; a de São Martinho, também de pedra de Ançã, é gótica.