Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Povoado Fortificado do Monte da Tumba

Povoado Fortificado do Monte da Tumba

O ponto de interesse Povoado Fortificado do Monte da Tumba encontra-se localizado na freguesia de Torrão no municipio de Alcácer do Sal e no distrito de Setúbal.

Aglomerado proto-urbano. Povoado da Época Calcolítica com ocupação do sítio desde o Neolítico final. Povoado fortificado com boas condições naturais de defesa, considerado de tipo pouco conhecido no Baixo Alentejo, possuindo boas sucessões estratigráficas; a sua indústria utilizou o sílex branco, acastanhado (Munsell 10 YR 4.5 / 3) e cinzento, o xisto jaspoide e o quartzo leitoso. O povoado ter-se-á desenvolvido não no Neolítico final, mas talvez no Calcolítico antigo, onde poderia estar já presente o prato de bordo almendrado e ausente a placa paralelepipédica com um furo em cada extremidade, embora substituída por crescentes de secção rectangular; algumas peças provenientes de camadas inferiores levou igualmente a que se situasse o povoado numa fase antiga do Calcolítico (SILVA, 1967 / 1977). Povoado raro para este período no Baixo Alentejo Calcolítico, e mais raro ainda por oferecer boas sucessões estratigráficas. É importante pelo conhecimento que proporciona sobre o meio natural (fauna, flora, carvões). Os artefactos recolhidos são muito característicos e semelhantes a outros encontrados em povoados calcolíticos de Estremadura e do Baixo Alentejo.

Complexa estrutura definida por articulação horizontal de compartimentos, com sucessões estratigráficas no seio de uma mancha calcária. Trabalhos no local mostram mais de 2m de estratigrafia onde se definem estruturas defensivas, com muralha defensiva central. Este habitat fortificado é constituído por muralhas guarnecidas por bastiões semicirculares e torres circulares. Foi trazida à superfície muita e, diversificada cerâmica, indicativa da época estratigráfica onde foram encontrados, para lá de importantes manifestações de um interessante universo de artefactos, nos vários níveis de profundidade de exploração.

Materiais

Sílex branco, acastanhado (Munsell 10 YR 4.5 / 3) e cinzento, xisto jaspoide e quartzo leitoso.

Observações

*1 - recolhidos antes do início das escavações arqueológicas, por crivagem das terras, resultantes da abertura das valas e das terraplanagens destinadas à construção da vivenda.