Portal de Cidadania

Gravuras rupestres da Chã da Rapada

Gravuras rupestres da Chã da Rapada

O ponto de interesse Gravuras rupestres da Chã da Rapada encontra-se localizado na freguesia de Britelo no municipio de Ponte da Barca e no distrito de Viana do Castelo.

Sítio pré e proto-histórico. Arte rupestre. Gravuras rupestres do Bronze Final, ao ar livre e obtidas por picotagem. Inscrevem-se na tipologia das gravuras rupestres do designado Grupo II do Noroeste Peninsular ( BAPTISTA 1986a) e que fazem parte do Trilho do Megalitismo de Britelo. Segundo A. Martinho Baptista, do ponto de vista do ordenamento dos penedos insculturados, assemelha-se ao santuário do Gião e inclui gravuras de boa qualidade. As gravuras ornam afloramentos que se dispersam por uma área considerável.

Numa chã ampla, dispõem-se várias rochas gravadas ao nível do solo que, segundo Andrea Martins, é constituída por 12 rochas até agora inventariadas. Dessas, identificam-se atualmente cinco rochas, uma bastante mais alta que as restantes e que está repleta de covinhas, uma quase praticamente ao nível do solo onde está representado o idoliforme e com algumas cruzes e espirais à sua volta, uma também bastante rente ao chão onde apenas é possível ver uma forma semelhante a uma serpente, e duas rochas, localizadas mais perto do caminho, onde estão gravadas gravuras cruciformes, quadrados, retângulos segmentados e espirais. As gravuras da época medieval ou moderna encontram-se principalmente em rochas localizadas nas margens do caminho enquanto as gravações proto-históricas localizam-se em grandes lajes horizontais distribuídas pela chã.

Materiais

Não aplicável

Observações