Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Forte do Monte Agraço (Obra Grande)

Forte do Monte Agraço (Obra Grande)

O ponto de interesse Forte do Monte Agraço (Obra Grande) encontra-se localizado na freguesia de Santo Quintino no municipio de Sobral de Monte Agraço e no distrito de Lisboa.

Arquitetura militar, oitocentista. Forte (obra militar nº 14) inserido na 1ª Linha do sistema defensivo das Linhas de Torres Vedras (v. IPA.00034579). Este forte estava equipado com um posto de sinais / telégrafo.

Forte de planta em polígono irregular. Construído a 442 m de altitude é o maior forte das Linhas de Torres Vedras e constituía a posição mais importante da 1ª linha defensiva, tendo sido concebido para uma guarnição de 1590 soldados. Pela sua localização estratégica aqui se encontrava o Posto de Comando das Linhas de Torres. No seu interior destacam-se a Casa do Governador, quatro paióis e três pequenos redutos de defesa, tendo também existido um poço de água. Aqui se encontrava instalada a 1ª Brigada Independente de Infantaria Portuguesa, sob o comando do brigadeiro-general Dennis Pack (com 2769 homens), bem como duas companhias de artilharia de ordenanças, as Companhias de Artilharia da Vila do Sobral. Os fortes do Machado nº 15 (v. IPA.00034493), do Trinta nº 16 (v. IPA.00034494) e do Simplício nº 17 (v. IPA.00034495) eram complementares deste forte, fazendo com ele fogo cruzado sobre os acessos à serra e com ele comunicando através de uma estrada militar que permitia a circulação de pessoas e bens entre estes redutos.

Materiais

Observações

EM ESTUDO. *1 - DOF: Forte do Monte Agraço (Obra Grande), também denominado Forte do Alqueidão, incluindo troço da Estrada Militar/Obra nº 14 (1ª Linha Defensiva), Serra do Olmeiro, freguesia de Santo Quintino, concelho de Sobral de Monte Agraço, distrito de Lisboa.