Arquitectura ccomemorativa, oitocentista. Marcos comemorativos de características populares, em forma de espaldar rasgado por nichos com painéis de azulejos neo-rococó.
NICHO a S. da EN 3 rasgado em espaldar quadrangular ladeado por pilares prismáticos com impostas salientes, rematado por empena em arco redondo com volutas laterais; o nicho é preenchido por um painel de azulejos policromo, azul e amarelo sobre fundo branco, figurando D. Nuno Álvares Pereira em oração, rodeado por cartela de concheados rococó, com a legenda "O Santo Condestável implorando a victoria para o Exército Português" e a indicação da origem - "Fábrica de Santa Anna"; do lado esquerdo uma placa com inscrição comemorativa; adossados ao espaldar um tanque rectangular e 2 bancos laterais, definindo um recinto em "U", delimitado por pilares e arame; por cima do tanque uma bica; no tardoz do espaldar restos de um cano em ferro. NICHO a N. da EN. 3 rasga-se em espaldar quadrangular, menor que o do nicho A, rematado por empena contracurvada; o fundo é preenchido por painel recente de azulejos, representando São João Baptista, assinado "Zé Tó - Fábrica de Santana, Lisboa, Portugal".
Materiais
Estrutura em alvenaria rebocada e caiada, com molduras em amarelo, cantaria calcária (impostas, tanque), azulejo; xisto revestindo o recinto que rodeia o marco-fonte.
Observações
*1 - DOF: Dois nichos padrões da primeira passagem de Nuno Álvares, em São João de Abrançalha.