Portal de Cidadania

Fonte de Fonte de Bastardo

Fonte de Fonte de Bastardo

O ponto de interesse Fonte de Fonte de Bastardo encontra-se localizado na freguesia de Fonte do Bastardo no municipio de Praia da Vitória e no distrito de Ilha Terceira (Açores).

Fonte construída no séc. 19, de tipo espaldar e linhas simples. Possui espaldar simples retilíneo, assente em embasamento e com corpo moldurado a cantaria, rematando em friso e cornija. A face principal é rebocada e pintada de branco, com moldura percorrida por filetes recortados nos ângulos, com cartela inscrita e uma bica cilíndrica, em cantaria, que verte para tanque retangular frontal, de bordos lisos, tendo, ao centro, duas réguas de apoio ao vasilhame.

Fonte de planta retangular simples e espaldar retilíneo, com moldura de cantaria, percorrido por dois filetes relevados e recortados nos ângulos, assente em embasamento do mesmo material, tendo a zona central rebocada e pintada de branco, e rematando em friso e cornija bastante avançada. O espaldar é decorado com cartela oval, moldurada e inscrita, disposta superiormente e, num plano inferior, bica circular, também moldurada, que verte para tanque retangular, sensivelmente mais estreito que o espaldar; o tanque é formado por amplas lajes, simples e de bordos lisos, tendo, ao centro, duas réguas metálicas para apoio do vasilhame. No interior possui cano moderno.

Materiais

Estrutura, cartela e bica em cantaria basáltica; face frontal parcialmente rebocada e pintada; réguas metálicas.

Observações