Casa nobre setecentista, do tipo fachada comprida, tendo o corpo central encimado por frontão triangular. Interior com salas intercomunicantes no piso nobre.
Planta longitudinal, rectangular, massa simples com cobertura homogénea em telhado de duas águas; lanternim com telhado de quatro águas. Fachada principal virada a nascente, com quatro panos definidos por pilastras e cunhais apilastrados com capitéis toscanos sobre altos plintos, rematados por arquitrave e cimalha; um dos panos intermédios é encimado por frontão triangular; urnas sobre acrotérios pontuam o remate da fachada. Dois registos nos dois corpos do lado direito, três nos restantes corpos, cujo piso térreo se adapta ao desnível da rua. Portal rasgado no corpo rematado por frontão, com verga em arco segmentar, rodeado por janelas de verga recta; portas-janelas de sacada com guardas em ferro forjado e verga em arco contracurvado no piso nobre e no tímpano do frontão. Fachada posterior de quatro panos, delimitados por pilastras, o principal rematado por frontão triangular; a este adossa-se corpo prismático, encimado por terraço, ao nível do piso superior; quatro pisos rasgados por janelas de guilhotina; janela rasgada no tímpano do frontão. Interior - o portal comunica com átrio, com arcada lateral dando acesso a escadaria íngreme de um lanço; salas intercomunicantes abrindo para a fachada principal, algumas com lambril de azulejo de padronagem pombalina e pintura mural; lambril idêntico na escada.
Materiais
Alvenaria de pedra rebocada e caiada; cantaria em pilastras, arquitrave, cimalha e molduras dos vãos; cobertura em telha cerâmica.
Observações
*1 - a Rua D. João IV teve várias designações: Rua do Bacharel, Rua das Olarias Velhas, Rua do Paço Real (a partir de 1863) e a actual designação desde 1940.