Império construído no séc. 20, em arquitetura popular, seguindo a tipologia dos impérios da ilha de Santa Maria, mas com alguns apontamentos decorativos mais elaborados, como os pilares e plintos almofadados e as gelosias recortadas nas faces principais. Tem planta quadrangular, tipo alpendre sobre pódium, de acesso frontal, construído junto a capela e tendo nas imediações a copeira. O império apresenta a estrutura com os elementos decorativos sublinhados por policromia ocre, de sabor popular, com cobertura em telhado rematado por coroa do Espírito Santo, sustentada por quatro pilares, assentes em plintos, todos almofadados, e com gelosias vazadas e recortadas a abrir em boca de cena nos ângulos. Nas faces laterais tem guarda plena e a posterior é fechada por parede com mísula para colocação da coroa; ao centro dispõe-se a mesa de altar, de tampo oval. A copeira deve ser sensivelmente posterior ao império, possivelmente correspondendo à data de 1970 que tem inscrita. Possui planta retangular composta por dois corpos frontais, um térreo e comprido e o outro torreado, rasgados na fachada principal por esquema regular de portas e janelas de peitoril alternadas, e tendo nas traseiras o corpo da cozinha e o da lareira sem forno acoplado.
IMPÉRIO de planta quadrangular simples, de cobertura homogénea em telhados de quatro águas, rematadas por coroa do Espírito Santo, em cantaria, rematadas em beirada dupla. É composto por estrutura alpendrada assente em pódium, com cinco degraus frontais, rebocada e pintada de branco e com os elementos estruturais e decorativos sublinhados a ocre. Sobre o pódium apresenta quatro pilares, dispostos nos ângulos, seccionados por duas almofadas retangulares sobrepostas, assentes em plintos altos e estreitos, igualmente decorados com almofadas, os quais sustentam a cornija de betão. Em cada um dos ângulos superior surgem gelosias em boca de cena, com elemento fitomórfico vazado e recortado. As faces laterais possuem guarda plena, pintada de branco e com capeamento a ocre, e a posterior é fechada por parede rebocada e pintada de branco, tendo frontalmente mísula, para colocação da coroa. INTERIOR com pavimento de cimento e teto de madeira, sobre travejamento. Ao centro possui mesa de altar, com pé cilíndrico, sobre base circular, e tampo oval, sobreposto por um outro maior, em mármore. COPEIRA de planta retangular, composta por dois corpos frontais, um torreado e outro térreo, e um posterior, também térreo e mais estreito, do qual sobressai o corpo da lareira e ampla chaminé, sobrelevada. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de quatro águas no corpo torreado e de duas nos restantes, rematados em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintados de branco, com cunhais, faixa e molduras dos vãos, que são retilíneos, sublinhados a ocre. Fachada principal de dois panos, o esquerdo, correspondendo ao torreado, rasgado por porta e janela de peitoril larga, já no segundo piso, e o da direita rasgado por cinco vãos, correspondendo a duas portas intercaladas por três janelas de peitoril. Entre a porta esquerda e uma janela existe registo de azulejos bícromos, inscrito. Fachadas laterais de dois panos, tendo na lateral esquerda um pano cego, parcialmente adossado ao império, e o posterior rasgado por amplo vão retilíneo; na lateral direita, com os dois panos terminados em empena, o primeiro é cego e o segundo é rasgado por porta de verga reta. Fachada posterior cega. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco e tetos de madeira, sobre travejamento. O corpo frontal térreo tem espaço único, pavimento cerâmico e, em cada uma das paredes, registo de azulejos, azuis e brancos, com elementos alusivos ao Espírito Santo: pomba (esquerda), bandeira (frontal) e coroa (direita). Na parede testeira rasga-se, à direita, vão reto de ligação ao corpo posterior, seccionado na zona da cozinha, propriamente dita, à esquerda, e na zona da lareira, à direita; as paredes têm silhar de azulejos bícromos, azuis e brancos.
Materiais
Estrutura rebocada e caiada; placa de betão; faixa, cunhais e molduras dos vãos sublinhadas a policromia; pavimento em cimento no império e cerâmico na copeira; portas e caixilharia de alumínio; vidros simples; teto de madeira; silhar e registos de azulejos bícromos; tampo da mesa de altar em mármore; cobertura e beiral em telha.
Observações