Arquitetura religiosa, quinhentista, seiscentista e do séc. 20. Igreja paroquial de planta em cruz latina composta por nave, transepto, capela-mor, sacristia na fachada posterior, tendo torre sineira no lado direito, com coberturas interiores em masseira, iluminada uniformemente por janelas rasgadas nas fachadas laterais e nos topos do transepto. Segue um esquema semelhante ao da Igreja de São Mamede de Recezinhos (v. PT011311320149). Fachada principal rematada em empena, com os vãos rasgados em eixo composto por portal de volta perfeita, com a moldura formada pelas aduelas e por óculo circular. Fachadas rematadas por cornijas, tendo, na fachada lateral direita, a porta travessa de volta perfeita. Torre sineira de dois registos, com ventanas no superior e cobertura em coruchéu piramidal, tendo acesso posterior. Interior com coro-alto acedido pelo exterior, tendo batistério no lado do Evangelho. Transepto simples e capela-mor com retábulo de talha dourada e pintada, também maneirista.
Planta retangular composta por nave, transepto, capela-mor com sacristia adossada à fachada posterior, e torre sineira adossada à fachada lateral direita, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, sendo, na torre sineira, em coruchéu piramidal revestido a cantaria e com cruz latina no topo. Fachadas em cantaria de granito aparente, em aparelho pseudo-isódomo, rematadas em cornijas. As empenas estão encimadas por cruzes latinas nos vértices, sendo de Malta na empena da fachada posterior. Fachada principal virada a SO., rematada em empena com a imagem do orago sobre plinto paralelepipédico no vértice, sendo rasgada por portal em arco de volta perfeita, com a moldura formada pelas aduelas e jambas, de arestas em toros, protegida por duas folhas de madeira almofadada e pintada de vermelho, e encimado por óculo circular, talhado em dois silhares, protegido por caixilharia metálica e vidro colorido. No lado direito, a torre sineira, de dois registos definidos por cornijas, o superior rasgado por quatro ventanas de volta perfeita, com acesso pela face posterior, por degraus de cantaria que ligam a porta em arco de volta perfeita. A estrutura remata em cornija com pináculos em forma de pera nos ângulos, tendo mostradores do relógio nas faces principal e posterior, circulares e emoldurados a cantaria. Fachada lateral esquerda rasgada, no corpo da nave, por duas janelas em arcos de volta perfeita com a moldura superior talhada no silhar, sendo visível a existência de um amplo vão de volta perfeita, atualmente entaipado. O transepto, rematado em empena, tem janela de volta perfeita, possuindo porta com o mesmo perfil na face SO. e janela de volta perfeita no lado oposto. A fachada lateral direita tem, no corpo da nave, porta travessa em arco de volta perfeita com a moldura semelhante à do portal axial, ladeada por duas janelas semelhantes às do lado oposto. O corpo do transepto, rematado em empena, tem janela de volta perfeita, surgindo uma porta com o mesmo perfil na face SO. e janela de volta perfeita no lado oposto. Fachada posterior rematada em empena, com ampla janela em arco de volta perfeita. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão em bicromia, a azul e branco e friso de madeira, tendo tetos de madeira em masseira e pavimentos em mármore, com réguas em granito, na nave e em soalho no transepto. Coro-alto de betão, com guarda metálica, formando elementos crucíferos. Portal axial protegido por guarda vento em metal e vidro martelado. No lado do Evangelho, a pia batismal, em cantaria de granito, composta por coluna facetada e base quadrangular e por taça facetada. A porta travessa está ladeada por pia de água benta, embutida no muro, em cantaria de granito e ornada por caneluras torsas. No lado da Epístola, o antigo púlpito, de que subsiste a consola. Confrontantes, as capelas laterais, dedicadas a Nossa Senhora do Rosário (Evangelho) e ao Sagrado Coração de Jesus (Epístola). Arco de acesso ao transepto de perfil em asa de cesto e moldura de cantaria. No braço do transepto do Evangelho, surge um órgão elétrico. A capela-mor está elevada por três degraus em cantaria, onde surge a mesa de altar, em cantaria de granito, composta por tampo e três pilares. Parede testeira com duas portas retilíneas, encimadas por sanefas de madeira pintada de branco, de acesso à sacristia, que centram nicho com o retábulo-mor, de talha pintada de branco e dourado, de planta reta e três eixos definidos por quatro colunas torsas, ornadas por pâmpanos e assentes em plintos paralelepipédicos e consolas; as colunas interiores prolongam-se em arquivolta, formando o ático. Ao centro, tribuna de volta perfeita e de boca rendilhada e decorada por acantos, contendo a imagem do Crucificado. Os eixos laterais, possuem apainelados retilíneos com os fundos pintados a imitar brocados, rematando em frisos de acantos e querubins, tendo na base apainelados com a mesma gramática decorativa. Altar paralelepipédico com frontal ornado por acantos, enrolamentos, concheados e cornucópias, formando sebastos e sanefa. Está encimado por sacrário de três eixos definidos por seis colunas ornadas por brutesco, as exteriores encimadas por urnas. Ao centro, a porta flanqueada por quarteirões, ornada pela imagem da Ressurreição de Cristo, rematado em falso frontão interrompido; remata em friso de acantos, cornija e espaldar recortado, ornado por asas de morcego e rematado por cornija. Os eixos laterais possuem apainelados pintados, com Passos da vida de Cristo (Cristo no Horto e o Ecce Homo), encimados por frontões triangulares.
Materiais
Estrutura em cantaria de granito; modinaturas, pia batismal, pavimento, sepulturas exteriores, degraus, pias de água benta, mesa de altar em cantaria de granito; pavimento da nave em mármore, sendo o transepto de madeira; coro-alto em betão com guarda metálica; guarda-vento em metal e vidro martelado; portas, bancos, mobiliário em madeira; retábulos de talha pintada; silhares de azulejo; janelas com vitral figurativo; telha cerâmica na cobertura.
Observações