Arquitetura religiosa, oitocentista. Igreja paroquial de construção tardia, feita sobre uma primitiva capela, de planta retangular composta por nave, capela-mor, sacristia e torre sineira no lado direito, com coberturas interiores em falsas abóbadas de berço abatido, de madeira, iluminada uniformemente na nave e unilateralmente na capela-mor, por janelas rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal rematada empena, com os vãos rasgados em eixo composto por portal de verga reta e por janelão retilíneo. Fachadas rematadas por frisos e cornijas, tendo, na fachada lateral direita, porta travessa retilínea. Torre sineira novecentista, de dois registos, com ventanas de volta perfeita no superior e cobertura em coruchéu piramidal octogonal, tendo acesso posterior. Interior com coro-alto acedido pelo exterior, tendo batistério no lado da Epístola, sob a sineira e púlpito no lado do Evangelho. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, ladeado por retábulos dispostos em ângulo, de talha novecentista. Retábulo-mor de talha pintada, oitocentista, de inspiração neoclássica.
Planta retangular composta por nave, capela-mor, sacristia e torre sineira adossadas à fachada lateral direita, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de uma (sacristia) e duas águas, sendo, na torre sineira, em coruchéu piramidal octogonal, encimado por esfera e cruz latina. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada de branco, percorridas por faixa cinza, flanqueada por cunhais salientes, também pintados de cinza e firmados por pináculos piramidais, o mesmo acontecendo com os frisos duplos do remate; a torre sineira tem socos de cantaria e cunhais apilastrados, firmados por pináculos piramidais. As empenas possuem, no vértice, cruzes latinas sobre plintos paralelepipédicos e tabuleiros. Fachada principal virada a NE., rematada em empena, rasgada por portal de verga reta e moldura simples, com acesso por degraus em cantaria, e por janelão do coro, retilíneo e com moldura simples. No lado direito, a torre sineira, de dois registos definidos por frisos, o superior com ventanas de volta perfeita, a da face principal sobre o mostrador do relógio, circular e em cantaria de granito; na face posterior, acesso à torre por escadas de cantaria e guarda metálica, pintada de preto. Fachada lateral esquerda rasgada por duas janelas retilíneas e com molduras salientes, pintadas de cinza, uma no corpo da nave e outra no da capela-mor. A fachada lateral direita tem, no corpo da nave, porta de verga reta e janela retilínea, ambas com molduras salientes e pintadas de cinza. O corpo da capela-mor tem a sacristia adossada, com três janelas retilíneas e molduras em cantaria, tendo, na face NE., porta de verga reta, encimada por óculo circular, surgindo um segundo na face posterior. Fachada posterior em empena cega. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por lambris de madeira, com coberturas em falsas abóbadas de berço abatido, assentes em cornijas e reforçadas por tirantes metálicos; possui pavimentos em soalho. Coro-alto de betão, assente em duas mísulas e cornija, tendo guarda torneada, de madeira, e acesso por porta de verga reta, a partir da torre sineira. No lado do Evangelho, pia de água benta adossada ao muro, em cantaria de granito, com taça ultra-semicircular, estriada e de bordo boleado. No lado oposto, na base da torre, o batistério, com acesso por arco de volta perfeita e moldura em cantaria, com pia batismal em cantaria de granito, composta por coluna cilíndrica e taça campaniforme invertida, de bordo saliente. No lado do Evangelho, o púlpito, quadrangular com bacia em cantaria de granito, sustentado por consola, tendo guarda de talha pintada de branco, marmoreados e dourado, formando apainelados de rosetões e rematando em cornijas. Confrontantes, as capelas retabulares colaterais dedicadas a Nossa Senhora de Lourdes (Evangelho) e ao Sagrado Coração de Jesus (Epístola). Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas e sobrepujado por sanefão de talha pintada de branco, marmoreados fingidos e dourado, formado por friso fitomórfico e espaldar recortado e vazado, ornado por enrolamentos, festões, acantos e painel central com os atributos do orago (livro e espada, envolvidos por grinalda). Está flanqueado por capelas retabulares colaterais dispostas em ângulo, dedicadas ao Crucificado (Evangelho) e Nossa Senhora das Graças (Epístola). A capela-mor é seccionada por supedâneo de madeira, com três degraus, surgindo no segundo a mesa de altar, em talha pintada de marmoreados rosa e azul, e dourado, composto por base plana, tampo plano e por pilastras com colunas embebidas, de fustes lisos com o terço inferior estriado. No lado do Evangelho, o ambão, de talha pintada de azul, marmoreados fingidos e dourado, composto por plinto almofadado com as iniciais "XP". Na parede testeira, retábulo-mor de talha pintada de branco, marmoreados, dourado, de planta convexa e um eixo definido por duas colunas coríntias, adossadas a pilastras toscanas, assentes em duas rondes de plintos paralelepipédicos almofadados e ornados por folhagem, as interiores encimadas por urnas e as laterais por acantos. Ao centro, tribuna de volta perfeita e moldura saliente, com seguintes triangulares, envolvidos por festões, contendo trono expositivo de sete degraus e o fundo pintado com glória de anjos, que envolvem resplendor relevado. A estrutura remata em quarteirões e frontão semicircular ornado por resplendor. Possui altar em forma de urna, decorado por festões e acantos, encimado por sacrário em forma de templete, com molduras douradas, cobertura em domo e porta ornada por motivos eucarísticos (searas de trigo), ladeado por apainelados com festões de drapeados. Está ladeado por dois painéis de madeira, contendo duas ordens de mísulas, rematados por quarto de círculo decorado por festões, tendo, na base, apainelados de florões. No lado da Epístola, arco de volta perfeita e moldura em cantaria, de acesso à sacristia com paredes rebocadas e pintadas de branco, teto de madeira e pavimento em placas de cantaria, contendo armários de madeira e nicho de volta perfeita com moldura em cantaria, almofadada.
Materiais
Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; modinaturas, pia batismal, degraus, pia de água benta em cantaria de granito; coro-alto em betão com guarda de madeira; portas, bancos, mobiliário, coberturas, pavimentos, lambris, supedâneo em madeira; retábulos de talha pintada; janelas com vidro simples; telha cerâmica na cobertura.
Observações