Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial de Marecos

Igreja Paroquial de Marecos

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Marecos encontra-se localizado na freguesia de Penafiel no municipio de Penafiel e no distrito de Porto.

Arquitetura religiosa, seiscentista e barroca. Igreja paroquial de planta retangular composta por nave, capela-mor, sacristia e torre sineira adossados, com coberturas interiores em falsas abóbadas de berço abatido, sendo o templo iluminado uniformemente por janelas retilíneas e em capialço, rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal rematada em frontão triangular sem retorno, com os vãos rasgados em três eixos compostos por portal dintelada, encimado por nicho flanqueado por aletas, e por duas janelas retilíneas. Fachadas rematadas em cornijas, as laterais com portas travessas, de vergas retas. Torre sineira de três registos, o superior rasgado por ventanas de volta perfeita e cobertura em coruchéu piramidal. Interior com coro-alto com acesso pela sineira, tendo batistério no lado do Evangelho, e púlpitos confrontantes, de feitura novecentista. Arco triunfal peraltado, assente em pilastras toscanas, flanqueado por retábulos colaterais, dispostos em ângulo, de talha pintada, do estilo barroco nacional. Capela-mor com retábulo de talha pintada, tardo-barroca.

Planta retangular composta por nave, capela-mor, anexos e torre sineira adossados no lado direito, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, sendo, na torre sineira, em coruchéu piramidal, rematado por cruz latina. Fachadas em cantaria de granito aparente, com as juntas pintadas de branco, percorridas por socos em cantaria e rematadas em cornijas. As empenas, alteadas relativamente à cobertura inicial, possuem cruzes latinas nos vértices. Fachada principal virada a NE., rematada em frontão triangular sem retorno, com o tímpano vazado por pequena janela com moldura volutada, formando uma cartela; é rasgada por portal de verga reta dintelado, protegido por duas folhas de madeira pintada de castanho, com bandeira; sobre este, nicho central, retilíneo e ladeado por aletas, rematado por frontão de perfil curvo e interrompido por florão; assenta em cornija sustentada por mísulas e encimada por pináculos piramidais; o janelão está ladeado por duas janelas retilíneas, sublinhadas por cornijas assentes em mísulas. No lado direito, a torre sineira, de três registos separados por cornijas, o inferior com o mostrador do relógio, circular, e, no topo, circunscritas por cunhais apilastrados, as ventanas de volta perfeita, assentes em impostas salientes; tem acesso por porta de verga reta na face posterior, através de escadas de cantaria e guarda metálica, pintada de verde. A estrutura remata em frisos, cornijas e balaustrada com acrotérios e pináculos piramidais nos ângulos. Fachada lateral esquerda marcada por ressalto no corpo da nave, retilíneo, sendo o corpo rasgado por porta travessa de verga reta e moldura saliente e por duas janelas em capialço, surgindo, no corpo da capela-mor, janela retilínea em capialço e porta de verga reta, protegida por telheiro com estrutura de madeira. Junto a esta porta, pia de água benta, em cantaria de granito e embutida no muro, hemisférica e de bordo boleado. Fachada lateral direita marcada por ressalto retilíneo no corpo da nave, tendo porta de verga reta e moldura saliente e duas janelas em capialço; tem adossada a sacristia, em empena e rasgada por duas frestas, surgindo, na face NO., porta de verga reta dintelada. O corpo da capela-mor possui uma terceira janela em capialço. Fachada posterior em empena com pequena fresta retilínea. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por lambris de apainelados quadrangulares de madeira, colocados em esquadria, com a nave cobertura por abóbada de berço abatido, de madeira, assente em pequenas palas pintadas de cinza, e pavimento em soalho, sendo em lajeado no sub-coro. As janelas estão encimadas por sanefas de talha pintada de branco, formando frisos e elementos fitomórficos recortados. Coro-alto de madeira, assente em mísulas, com guarda vazada, de madeira. O portal axial está protegido por guarda-vento de madeira pintada de castanho e vidro colorido, ladeado por pias de água benta em cantaria de granito, pintada de branco, embutidos no muro, com taças hemisféricas e estriadas e de bordos boleados. As portas travessas estão ladeadas por pias de água benta em cantaria de granito, embutidas no muro, com taça ornadas por elementos cordiformes em espira e de bordos boleados; ambas possuem sanefas de talha pintada de branco, formadas por friso e acantos vazados. Confrontantes, surgem, no sub-coro, dois vãos de volta perfeita, em cantaria pintada de branco, assentes em pilastras toscanas e rematados por cornija, pináculos em florão e volutas centrais; no do lado do Evangelho, o batistério, protegido por teia metálica vazada e decorada por volutas, contendo a pia batismal, em cantaria de granito, composta por pé em balaústre e taça hemisférica, ornada por folhas e de bordo duplo, sucessivamente côncavo e boleado; no lado do Evangelho, nicho para alfaias, protegido por porta de madeira pintada de verde. Ainda confrontantes, dois púlpitos quadrangulares com bacias em cantaria de granito, assentes em mísulas vazadas, tendo guardas plenas de madeira pintada, de branco e azul, formando falsos almofadados, com acessos por portas de verga reta, sobrepujados por guarda-vozes de talha pintada de branco, em forma de domo, com pináculo em pinha no vértice e ornados por lambrequins. Também confrontantes, as capelas laterais, embutidas em nichos de volta perfeita, assentes em pilastras toscanas, tudo pintado de branco, contendo retábulos de talha, sendo dedicadas ao Crucificado (Evangelho) e a Nossa Senhora de Fátima (Epístola); ambos são sobrepujados por sanefas de talha pintada de branco, azul e dourado, de perfil curvo e recortado, formando enrolamentos e volutas, possuindo espaldar central rematado por cornija interrompida por acantos e vazada por óculo decorado por festões. Arco triunfal peraltado, assente em pilastras toscanas, encimado por estrutura em cantaria de granito parcialmente pintada de branco, formando frontão triangular, ladeado por pináculos. Possui sanefão de talha pintada de branco, de perfil recortado, decorado por enrolamentos, acantos e festões de rosas, sendo totalmente vazado e rematado por cornija interrompida por volutas e acantos. Está flanqueado por capelas retabulares, dispostas em ângulo e dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus (Evangelho) e Nossa Senhora das Graças (Epístola). Ambos possuem nichos de alfaias, embutidos nos muros. Capela-mor profunda com pavimento em soalho e cobertura em falsa abóbada de berço de madeira, pintada de azul, verde e dourado, formando caixotões com molduras bastante salientes, decoradas por rosetões; assenta em frisos e cornijas, sustentados por mísulas equidistantes e é reforçada por tirante metálico. Sobre supedâneo de cantaria e de três degraus, o retábulo-mor de talha pintada de branco, azul e dourado, de planta côncava e três eixos definidos por quatro colunas com o terço inferior do fuste marcado e ornado por falsas estrias e festões, tendo na zona superior, decoração de cartelas recortadas e elementos fitomórficos, as exteriores assentes em consolas e em plintos paralelepipédicos, estando as interiores sobre duas ordens de plintos, os superiores ornados por querubins; possui, ainda, no exterior, duas meias pilastras com os fustes ornados por acantos e assentes em duas ordens de plintos, decorados por folhagem. Ao centro, tribuna em arco peraltado com a boca rendilhada e contendo trono expositivo de três degraus galbados, com o fundo pintado de azul e decorado por resplendor, estando protegido por cortinas em boca de cena. Os eixos laterais formam apainelados de perfis curvos, encimados por moldura de acantos recortada, contendo mísulas com imaginária; na base, as portas de acesso à tribuna. A estrutura remata, ao centro, por frontão interrompido sustentado por quarteirões e flanqueado por aletas volutadas, enquadradas por fragmentos de frontão, encimados por pequenos anjos de vulto; sobre a tribuna, sanefa de perfil curvo com espaldar ornado por acantos e por cartela formada por enrolamentos, contendo glória de querubins. Altar em forma de urna, tendo os ângulos ornados por enrolamentos e acantos, encimado por sacrário embutido na estrutura, emoldurado por enrolamentos e encimado por domo estriado, sobrepujado por cornija interrompida; a porta está decorada por cálice e hóstia. A estrutura integra painéis de talha em branco, ornados por acantos e a casa da tribuna possui vestígios de pinturas murais. Fronteira, a mesa de altar, em cantaria de granito, assente em quatro pernas e com tampo simples. As portas da capela-mor estão encimadas por sanefas de talha pintada de branco, azul e dourado, formadas por espaldar curvo, vazado e ornado por festões de louros e rematando em cornija e acantos; o espaldar está ladeado por urnas. No lado da Epístola, a porta de verga reta, de acesso à sacristia, rebocada e pintada de branco, com teto de madeira e pavimento cerâmico. Possui armários de madeira e uma pequena pia, em cantaria de granito e rebocada e pintada de branco, embutida no muro e de bordo boleado.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito, rebocada e pintada no interior; modinaturas, pináculos, cornijas, frontões, supedâneo, bacia e mísula do púlpito, arco triunfal, pias de água benta, pia batismal, escadas da sineira em cantaria de granito; coro-alto de madeira; teia do batistério e guarda das escadas da sineira metálicas; bancos, mobiliário, tetos, lambris e pavimento de madeira; retábulos de talha pintada; pavimento da sacristia cerâmico; telha cerâmica na cobertura.

Observações