Portal de Cidadania

Império do Espírito Santo do Terreiro

Império do Espírito Santo do Terreiro

O ponto de interesse Império do Espírito Santo do Terreiro encontra-se localizado na freguesia de São Mateus da Calheta no municipio de Angra do Heroísmo e no distrito de Ilha Terceira (Açores).

Arquitetura religiosa, oitocentista. Império de planta retangular, interiormente de espaço único, construído sobre soco, tendo adossado lateralmente a despensa. Apresenta a fachada principal rematada em platibanda plena e frontão triangular, rematado por coroa do Espírito Santo, rasgada por porta e, a lateral direita, terminada em platibanda plena, rasgada por duas janelas de peitoril, com guarda de peito. Os elementos estruturais e decorativos são sublinhados por policromia azul, bordeaux, rosa e amarelo, de sabor popular. Edifício da despenda com fachadas de um piso, a principal rasgada por porta entre janelas de peitoril.

Império de planta retangular simples, tendo adossado à fachada lateral esquerda a despensa, igualmente retangular, com volumes escalonados e coberturas diferenciadas em telhados de duas águas no império e de uma na despensa, rematadas em beirada simples ou dupla, respetivamente. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com soco e faixa a preto, cunhais e molduras dos vãos pintados de amarelo e cornijas e elementos decorativos em dois tons de azul, rosa e bordeaux. Fachada principal virada a E.. Império com fachadas desenvolvidas sobre soco, e de cunhais apilastrados, na fachada principal duplas e criando re-entrância intermédia, sustentando platibanda plena, definida por cornijas, e frontão triangular, assente em falsas mísulas de acantos, e rematado por coroa do Espírito Santo; na platibanda existe inscrição e o tímpano é decorado por cartela com pomba do Espírito Santo, envolvida por acantos relevados. Sobre os cunhais dispõem-se vasos. É rasgada por porta de verga reta, moldurada, encimada por cornija reta assente em consolas, com porta pintada de branco e almofadas a azul. É ladeado por elementos relevados alusivos ao bodo: bolo e pão, no lado esquerdo, e jarro e caneca de vinho, no lado direito. Fachada lateral direita terminada em platibanda plena, tendo igualmente falsas mísulas em voluta no alinhamento dos cunhais; é rasgada por duas janelas de peitoril, retilíneas e de moldura percorrida por frisos, com guarda de peito em ferro, ornada de motivos vegetalistas e pintada de azul. Fachada posterior cega e terminada em empena. DESPENSA com fachada principal de um piso, rasgado por três vãos de verga abatida, moldurados, correspondendo a porta entre duas janelas de peitoril, estas com bandeira.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; portas e caixilharia de madeira; vidros simples; guardas em ferro; cobertura de telha.

Observações

EM ESTUDO