Portal de Cidadania

Igreja Paroquial de Casal Ermio

Igreja Paroquial de Casal Ermio

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Casal Ermio encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Foz de Arouce e Casal de Ermio no municipio de Lousã e no distrito de Coimbra.

Arquitetura religiosa, setecentista. Igreja de planta longitudinal, composta por nave, capela-mor, mais baixa e estreita, sacristia e torre sineira adossada à esquerda. Fachada principal em empena, rasgada por porta de verga reta, emoldurada, com friso e cornija saliente, encimada por janela de linguagem semelhante. A ladear a janela apresenta dois painéis de azulejos figurativos, azuis sobre fundo branco. Torre de três registos, rasgadas por sineiras em arco de volta perfeita, rematada por coruchéu encimado por cruz com braços rematados em forma de folha de trevo.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; embasamento, cunhais, cornija, molduras dos vãos, pináculos, cruzes e degraus, em cantaria de granito, pintado; portas de madeira; janelas com vidro protegido por grades de ferro; retábulos de madeira entalhada e policromada; cobertura de telha.

Observações

EM ESTUDO.