Estação ferroviária constituída por dois edifícios de passageiros projetados e construídos em épocas diferentes nos sécs. 20 e 21 e outras estruturas de apoio.
Conjunto formado pelo atual edifício de passageiros, as plataformas de embarque e as linhas férreas, os antigos edifícios de passageiros e de instalações sanitárias, o depósito de material circulante (cocheira) com placa giratória e outros elementos caraterísticos das infraestruturas ferroviárias. EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS (atual): planta poligonal, composta pela articulação de dois retângulos, um principal, ao qual se adossa, a norte, um outro, bastante mais pequeno, numa volumetria marcadamente horizontal. Cobertura em terraço. Desenvolve-se a partir do topo com a linha férrea. EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS (antigo): planta retangular, volume simples, cobertura em telhados de várias águas e revestimento em telhas de barro vermelho. Fachadas rebocadas e pintadas de branco; lambris exteriores revestidos a painéis de azulejo relevados; cunhais, cornijas e soco em pedra calcária; vãos de porta e janela com bandeiras e molduras em pedra calcária; degraus, soleiras e peitoris também em pedra calcária; caixilharias fixas e móveis pintadas de verde-escuro. Fachada principal, virada ao largo da estação, a sudoeste, simétrica, desenvolvida por três panos, delimitados por falsas pilastras sendo o central com três registos e os laterais com apenas um registo todos definidos por cornija; o corpo central apresenta três portas no registo inferior, três janelas axiais, de sacada, no registo intermédio do corpo e um óculo central axial no registo superior, os panos laterais são rasgados por três janelas de sacada. Fachada lateral esquerda, virada a noroeste, apresenta um só pano e registo único, rematado por cornija azulejada. Fachada lateral direita, orientada a sudeste, desenvolve-se num só pano e registo único, é rasgada por dois vãos de porta. Fachada, a nordeste, virada à linha, idêntica à principal, da qual difere apenas nos panos laterais, rasgados por três portas semelhantes ao primeiro registo do pano central. Todo o comprimento da fachada é precedido por um alpendre em ferro fundido, pintado a tinta de esmalte de cor azul e amarela. ARRANJOS EXTERIORES: lajetas de betão antiderrapantes nas plataformas e bordadura em betão liso. Mobiliário de estação: relógio, bancos e candeeiros de iluminação pública. Largo da estação e arruamentos alcatroados. Sinalética específica para passageiros. COCHEIRA: planta aproximadamente trapezoidal, volume simples, coberturas em shed.
Materiais
Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; modinaturas, socos, pilastras, pináculos, cunhais e degraus em cantaria de calcário; plataformas em lajetas de betão antiderrapantes e bordaduras em betão liso; caixilharias de madeira pintada e vidro; silhares de azulejo; pavimento em mosaico; coberturas exteriores em telha cerâmica.
Observações
EM ESTUDO