Arquitetura infraestrutural, vernácula. Fonte de espaldar, de planta retangular, terminado em cornija semicircular, tendo pequeno tanque seguido de lavadouro, de tamanho consideravelmente maior, interligados por caleiras que conduzem a água.
Fonte constituída por espaldar, tranque e lavadouro, de planta retangular, em cantaria de granito, interligados e assentes sobre plataforma de granito. Espaldar enquadrado por pilastras terminadas em suaves pináculos piramidais, terminado por cornija semicircular, tendo sob a cornija cartela ovalada com inscrição ilegível, e sob esta torneira metálica que brota para pequeno tanque retangular, sensivelmente mais estreito que o espaldar, de bordo liso, encimado junto ao espaldar por duas réguas metálicas, colocadas paralelamente, para suporte de vasilhame. Lavadouro também retangular, de maiores dimensões, parcialmente protegido por alpendre constituído por duas placas de chapa zincada, assente sobre estrutura metálica.
Materiais
Estrutura de cantaria de granito; juntas tomadas de argamassa de cimento, bica e grades de suporte de vasilhame, de ferro.
Observações