Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial de Lamas de Olo

Igreja Paroquial de Lamas de Olo

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Lamas de Olo encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Borbela e Lamas de Olo no municipio de Vila Real e no distrito de Vila Real.

Arquitectura religiosa, maneirista. Igreja paroquial reformada em 1920, de planta rectangular composta por nave e capela-mor, fachadas em cantaria aparente, a principal terminada em empena e rasgada por portal de verga recta com chanfro. As fachadas laterais terminam em cornija, abrindo-se na esquerda portal de acesso ao coro-alto e na oposta porta travessa e janelas rectangulares; a posterior é cega e terminada em empena.

Planta rectangular longitudinal, composta por nave e capela-mor, mais baixa e estreita, tendo adossado à fachada lateral esquerda sacristia rectangular. Volumes escalonados com cobertura em telhados de duas águas na igreja e de uma na sacristia, rematadas em beirada simples. Fachadas em cantaria aparente, com cunhais horizontalizados, telhados e coroados por pináculos piramidais inferiormente decorados por friso, e terminadas em cornija. Fachada principal virada a O., terminada em empena, coroada por cruz com braços quadrangulares terminados em bico, e rasgada por portal de verga recta, sobre os pés-direitos, com chanfro, e pequeno óculo circular. Adossa-se à esquerda campanário rectangular, possuindo sobre a cornija, disposta ao nível do cunhal, sineira, em arco abatido sobre pilares, albergando sino, rematada em cornija contracurvada encimada por pináculos piramidais e elemento quadrangular central. Fachada lateral esquerda rasgada por portal sobrelevado, de acesso ao coro-alto, de verga recta, precedido por escada de pedra adossada ao campanário, com guarda em ferro e possuindo zona coberta e com porta em ferro no patamar; na nave abre-se ainda janela rectangular e, na sacristia, porta de verga recta virada a O.; na fachada lateral direita a nave é rasgada por porta travessa de verga abatida com chanfro e por duas janelas rectangulares, gradeadas, dispostas em diferentes níveis, e a capela-mor por uma outra janela. Fachada posterior da capela-mor cega, possuindo inscrita várias cruzes e superiormente a data de 1920, e terminada em empena, coroada por cruz igual à da frontaria; a sacristia, terminada em meia empena, é rasgada por janela rectangular, gradeada.

Materiais

Estrutura em cantaria aparente; cornijas, pináculos, cruzes escada em cantaria de granito; portas de madeira e metálica; caixilharia de alumínio; vidros martelados policromos grades em ferro; cobertura de telha.

Observações

EM ESTUDO