Portal de Cidadania

Estação Arqueológica da Quinta da Penha Verde

Estação Arqueológica da Quinta da Penha Verde

O ponto de interesse Estação Arqueológica da Quinta da Penha Verde encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel no municipio de Sintra e no distrito de Lisboa.

Aglomerado proto-urbano. Povoado da Época Calcolítica constituído por várias construções de planta circular, estando algumas ainda soterradas.

Povoado constituído por várias construções ainda não escavadas, nas enconstas S. e SE., distinguindo-se actualmente apenas 3 edifícios. O edifício 1, de planta sensivelmente circular, apresenta 2,50m de diâmetro interno e muros com cerca de 0,60m de espessura. É constituído por duas partes, um enrocamento de base formado por grandes blocos de granito dispostos a esmo e assentes sobre granito alterado e sobre ele fiadas sucessivas de lajes calcárias. O chão foi aplanado, apresentando-se as cavidades preenchidas com saibro. Edifício 2, igualmente de planta circular, ostenta muros constituídos por fiadas de lajes, sugerindo a existência de uma falsa cúpula como cobertura, cuja pedra de remate foi encontrada sobre o pavimento, com uma abertura a S.. O recheio encontrado no seu interior permite concluir tratar-se de um silo. Edifício 3, formado por câmara circular, com 2,50 m de diâmetro interno e galeria rectangular, com 1,80 m de comprimento e 0,50 m de largura, apresenta muros constituídos por fiadas de lajes de calcário, evidenciando aproveitamentos de pequenos penedos existentes no local de implantação. A quantidade de pedras encontrada no interior permite presumir a primitiva existência de cúpula.

Materiais

Cantaria de granito e de calcário, saibro

Observações