Igreja paroquial de fundação medieva, reconstruída em meados do séc. 19 e ampliada em meados do séc. 20, com a construção de dois corpos de assistência a ladear a capela-mor e feitura da retro-sacristia. É de planta poligonal composta por nave, capela-mor, anexos e torre sineira, com coberturas interiores diferenciadas em falsas abóbadas de perfis abatidos, a da nave com decoração em estuque, e iluminada uniformemente por janelões rasgados nas fachadas laterais. A fachada principal é do tipo fachada torre, que irrompe pelo interior seccionando-o, e remata em empena contracurva, de inspiração tardo-barroca, com os vãos rasgados em três eixos, compostos por portal de verga reta, com silharia fendida, de inspiração clássica, encimado por janela e nicho, e por dois amplos janelões. A torre sineira tem cobertura em coruchéu piramidal e quatro ventanas, tendo acesso pelo interior, a partir do coro, a que se acede por escadas exteriores. Interior com coro-alto, púlpitos confrontantes e vestígios da existência de capelas laterais e colaterais. Capela-mor com simples mesa de altar.
Planta poligonal formada por nave, capela-mor com anexos adossados e torre sineira no corpo da fachada principal, de volumes articulados e escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de uma e duas águas, sendo em coruchéu piramidal, revestido a azulejo, na sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, exceto a fachada principal e o corpo da torre sineira, revestidos a azulejo de padrão azul e branco, percorridas por faixas pintadas de cinza, sendo em soco de cantaria na fachada principal. Fachada principal virada a oeste, flanqueada por cunhais de cantaria, firmados por urnas, e rematada por empena recortada com frisos e cornijas, sobre a qual é visível o corpo da sineira, de dois registos e com quatro ventanas de volta perfeita, sobrepujada pelo mostrador do relógio. É rasgada por portal de verga reta com moldura de silharia fendida, rematada por cornija, encimado por três janelas retilíneas, encimadas por cornijas, a central encimada por nicho de volta perfeita, contendo a imagem do orago. A ladear o portal, surgem dois painéis de azulejos figurativos, a azul e branco. representando o orago e o Sagrado Coração de Jesus. As fachadas laterais são semelhantes, cada uma delas rasgada na nave por três janelas retilíneas, a do lado direito com janela num registo inferior; possui porta travessa de volta perfeita. Os corpos anexos têm portas de verga reta nas faces viradas a oeste e janelas na face oposta. Na fachada lateral direita, surgem escadas de cantaria com guarda metálica, de acesso ao coro-alto. A capela-mor é rasgada por duas janelas no topo. INTERIOR arruinado, com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão azul e branco, tendo coberturas em falsas abóbadas abatidas, rebocadas e pintadas, a da nave sobre cornijas e reforçada por tirantes metálicos, seccionada em painéis de estuque, sendo as dos anexos de uma água. Pavimentos em soalho. As janelas e portas estão encimadas por sanefas de talha pintada. Coro-alto em betão, interrompido por torre sineira, com guarda de madeira torneada. No lado da Epístola, situava-se o batistério, onde é visível o nicho de alfaias, embutido no muro. Confrontantes, rasgam-se dois nichos de volta perfeita, surgem os vestígios de dois retábulos laterais e existem dois púlpitos com bacias em cantaria, com guardas torneadas e acesso por escadas. Arco triunfal de volta perfeita, envolvido por vestígios de talha dourada, encimado por nicho e ladeado pelos vestígios dos antigos retábulos colaterais. Capela-mor com supedâneo de três degraus, tendo a parede testeira pintada de vermelho e com vestígios das antigas molduras do retábulo-mor; na base, duas portas de acesso à sacristia. No centro da capela, a mesa de altar. Possui dois espaços laterais de assistência, com acesso para a capela por dois amplos arcos de volta perfeita. A sacristia possui pavimento em mosaico.
Materiais
Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; fachada principal e torre revestida a azulejo industrial, tendo silhares interiores do mesmo tipo; modinaturas, cunhais, pináculos e bacias dos púlpitos em cantaria de granito; portas, mobiliário, guardas do coro e dos púlpitos e pavimentos em madeira; coberturas em telha cerâmica; janelas com caixilharias metálicas e vidros simples.
Observações