Igreja paroquial construída nos séculos 19 e 20, tendo no interior algum património integrado que transitou da primitiva igreja e outro de aquisição recente, mas quase todo dos séculos 17 e 18, ganhando uma grande riqueza decorativa interna. É de planta retangular composta por nave, capela-mor com anexos e torre sineira adossada à fachada principal. O interior tem coberturas em falsas abóbadas de berço, rasgadas por óculos que, com as amplas janelas de volta perfeita, iluminam o espaço uniformemente. Fachada principal marcada pela torre sineira, que forma um exo-nártex, rasgada por vãos de perfis e decoração neo-góticas, com vários lumes e espelhos vazados. Interior com coro-alto em talha dourada, tendo vários retábulos de talha dourada, do estilo maneirista (batistério e sacristia), o retábulo-mor, de excecional entalhe e que foi feito, originalmente, para a Igreja da Ordem Terceira de São Domingos do Porto, é do estilo barroco nacional, sendo os colaterais do barroco joanino, provenientes da Catedral do Porto, e os nichos laterais do estilo rococó. O púlpito, no lado do Evangelho, é de talha dourada barroca. Da antiga igreja, mantém-se a cornija da capela-mor. As sanefas e sanefão apresentam vários estilos de entalhe, destacando-se as do coro-alto, rococós e de grande exuberância. O sanefão do arco triunfal consiste no reaproveitamento e adaptação de peças de talha de uma antiga estrutura.
Planta retangular composta por nave, interrompida por torre sineira, capela-mor ligeiramente mais estreita e dois anexos de pequenas dimensões, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de uma e duas águas, rematadas em beiradas simples, sendo em coruchéu piramidal revestido a azulejo na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridos por altos socos de cantaria de granito aparente, flanqueadas por cunhais apilastrados firmados por pináculos e rematadas em frisos e cornijas. Fachada principal virada a oeste, rematada em frontão sem retorno ornado por volutas e apainelados, interrompido pelo adossamento da torre sineira, dividida em três registos definidos por cornijas, o inferior assente em mísulas e em cantaria, formando um alpendre aberto por três arcos de volta perfeita assentes em pilastras, de acesso ao portal axial, também de volta perfeita. O segundo registo é rasgado por janelão em arco apontado com três lumes divididos por colunelos e espelho vazado por motivos fitomórficos; possui três mostradores do relógio. No registo superior, quatro ventanas de volta perfeita de fechos salientes e sublinhados por friso em cortina, rematando em friso, cornija e platibanda vazada. A fachada propriamente dita possui os panos laterais com postigos quadrilobulados, encimados por janelas em arco apontado com três lumes divididos por colunelos e espelho vazado por quadrilóbulos. As fachadas laterais são semelhantes, rasgadas, na nave, por porta travessa em arco abatido e moldura saliente e remate em friso, e por três janelas de volta perfeita, encimadas por óculos circulares, que se rasgam ao nível da cobertura, todos emoldurados a cantaria; no corpo da capela-mor, uma quarta janela encimada por óculo. Na base, anexo adossado. Rematado em empena com cruz latina no vértice e rasgada por janela de três lumes com porta na face oeste, protegida por alpendre sustentado por colunas toscanas encimadas por entablamento; o corpo da fachada lateral direita é facetado, tendo em cada face do topo janelas. Na fachada lateral direita, surgem duas portas travessas. Fachada posterior rematada em empena com cruz latina sobre plinto paralelepipédico no vértice, rasgado por duas janelas retilíneas, em capialço. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão azul e branco, com coberturas em falsas abóbadas de berço, rebocadas e pintadas de branco, assentes em frisos e cornijas, a da capela-mor com mísulas equidistantes; pavimento em soalho. As janelas possuem sanefas de talha dourada vazada. Coro-alto de talha dourada, assente em arco abatido e em pilares e pilastras com meninos atlantes, tendo guarda vazada, com acesso por escadas de madeira no lado do Evangelho. Possui órgão de tubos com caixa de madeira em branco. Portal axial protegido por guarda vento de madeira e vidro fosco com decoração a representar alfaias litúrgicas. O sub-coro tem cobertura em apainelados de acantos, ladeado por duas áreas delimitadas por muro marmoreado que individualiza o acesso ao coro-alto no lado do Evangelho, e o batistério no lado oposto. Este possui retábulo de talha e pia batismal em mármore composta por coluna galbada e ornada por acantos e taça concheada. Os portais estão ladeados por pias de água benta em mármore embutidas no muro e concheadas. Confrontantes, nichos laterais de Nossa Senhora de Fátima (Evangelho) e Crucificado (Epístola). No lado do Evangelho, o púlpito em talha dourada, com bacia quadrangular assente em mísula e guarda plena, tendo acesso por escadas no lado direito; a decoração da talha é composta por acantos, "putti" e aves. No espaço que ocupa, a parede ostenta pinturas murais com acantos. Arco triunfal amplo, de volta perfeita e assente em pilastras toscanas, encimado por sanefão de talha dourada reaproveitando uma ampla arquivolta torsa, pontuada por anjos e centrada por cartela com inscrição e coroa. Está flanqueado por capelas retabulares colaterais dispostas em ângulo, dedicadas a Nossa Senhora da Assunção (Evangelho) e ao Sagrado Coração de Jesus (Epístola). Capela-mor marcada por supedâneo de degraus centrais, onde se ergue a mesa de altar, em talha dourada e paralelepipédica, tendo colunas torsas, apainelados de acantos e as insígnias da Ordem Terceira de São Domingos do Porto, os encomendadores da estrutura. Está flanqueada por cadeiras de talha dourada com altos espaldares decorados e por credencia e cadeirão de celebrante. Num nicho de volta perfeita com a moldura e intradorso pintado de acantos, surge o retábulo-mor de talha dourada, de corpo reto e um eixo definido por quatro colunas torsas, ornadas por pâmpanos, aves e laçarias, e por duas pilastras que se interrompem formando nichos com imaginária; estes elementos prolongam-se no remate em três arquivoltas, duas torsas, unidas por putti, criando falsas aduelas no sentido do raio e com fecho saliente ostentando as insígnias da Ordem Terceira. As colunas são grupadas e assentam em duas ordens de plintos, os inferiores ornados por festões, e as pilastras sobre peanhas e plintos decorados por acantos. Ao centro, tribuna de volta perfeita, contendo trono expositivo de cinco degraus com cobertura em apainelados de acantos e fundo marcado por enorme resplendor. Na base, duas portas antigas, de acesso à tribuna que centram um altar em mármore encimado por sacrário embutido na estrutura, decorado por acantos e encimado por anjos que flanqueiam um pelicano. Sacristia com oratório de talha sobre um arcaz de madeira.
Materiais
Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; modinaturas, cornijas, pináculos, cunhais, revestimentos em cantaria de granito; altar, pias de água benta, lavabo e pia batismal em mármore; pavimento, mobiliário, maquinetas, arcaz de madeira; retábulos, sanefas, sanefão, cadeiral, coro-alto e púlpito em talha dourada; guarda-vento em talha dourada e vidro fosco decorado; janelas com vidro simples; coberturas em telha cerâmica.
Observações