Igreja paroquial de fundação medieval, reconstruída em local diferente no início do séc. 20, a que se adaptaram, com algumas reformas, as três estruturas retabulares existentes no antigo templo. É de planta em cruz latina, composta por nave, capela-mor e anexos adossados, formando um dos braços da cruz, e por torre sineira de dois registos e cobertura em coruchéu piramidal. Tem coberturas interiores facetadas, em caixotões e iluminada uniformemente por amplas janelas retilíneas rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal rematada em frontão triangular, com os vãos rasgados em três eixos, compostos pelo portal axial, encimado arco em cortina e por duas janelas no coro. As fachadas são rematadas por friso e cornijas, enquadradas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos, semelhantes e com portas travessas. Interior com coro-alto amplo, tendo, sob a torre sineira, o espaço do antigo batistério, desativado. Possui dois púlpitos confrontantes, com guardas torneadas e acesso por escadas. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, ladeado por retábulos de talha dispostos em ângulo, subsistindo dos originais as colunas, plintos e predela, sendo a moldura do nicho e o remate mais tardios. Capela-mor com supedâneo de degraus centrais, setecentista, tendo retábulo de talha dourada de estrutura maneirista, de que subsiste o primeiro registo, o sacrário e os cartelões e aletas do remate, sendo a demais estrutura de feitura mais recente, datável do início do séc. 20. Destaca-se o facto de ter existido uma boa intervenção nas estruturas retabulares, com a preocupação de manter a gramática decorativa e as estruturas da época em que foram executados.
Planta em cruz latina composta por nave, capela-mor, com anexos, dando origem a um dos braços da cruz, e torre sineira adossada, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas e quatro águas, sendo em coruchéu piramidal rebocado e pintado de branco com molduras salientes e pintadas em tons de cinza, sobre a torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por socos salientes de cantaria e por faixas pintadas, flanqueadas por cunhais pintados, firmados por pináculos, e rematadas em friso e cornijas; sobre as empenas, alteadas relativamente às coberturas, são visíveis cruzes latinas assentes em plintos. Fachada principal virada a noroeste, rematada em frontão triangular com nicho de volta perfeita contendo a imagem de São Miguel. O corpo é rasgado por portal em arco abatido e molduras múltiplas, encimado por cornija, de onde evolui um arco em cortina e cruz latina, estes ladeados por duas janelas retilíneas. No lado direito, a torre sineira de dois registos definidos por frisos e cornijas, o inferior com fresta na face sudoeste e por porta de verga reta, acedido por escadas de cantaria e guarda metálica; no topo, quatro ventanas de volta perfeita com impostas e fechos salientes. As fachadas laterais são semelhantes, com porta travessa e cinco janelas retilíneas, três no corpo da nave e duas no da capela-mor. Têm, adossadas, os corpos anexos, com portas nas faces principais e janelas nas faces viradas a sudoeste. Fachada posterior rematada em empena com dois vãos retilíneos sobrepostos. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por azulejos de padrão azul e branco, formando silhares, com coberturas facetadas, de madeira pintada de branco, formando caixotões, reforçadas por tirantes metálicos; pavimento da nave em soalho. As janelas e portas estão encimadas por sanefas de talha pintada de branco e dourado, formando cornijas com lambrequins e remates recortados por acantos. Coro-alto amplo, em betão e com guarda de madeira torneada, tendo acesso por porta no lado da Epístola, na base da torre sineira. O portal axial e as portas travessas estão ladeados por pias de água benta em cantaria, embutidas no muro e de bordos boleados, as das portas travessas com decoração gomada, sendo as do portal axial ornadas por folhagem; este está protegido por guarda-vento de madeira e vidro. Confrontantes, surgem dois púlpitos, quadrangulares, e com bacias em cantaria de granito, assentes em consolas e com guardas em balaustrada de madeira, tendo acesso por escadas. O arco triunfal é de volta perfeita e assenta em pilastras toscanas, encimado por sanefão de talha dourada decorado por acantos vazados, festões e albarrada, tendo pináculos laterais. A estrutura é flanqueada por capelas retabulares colaterais, dispostas em ângulo e dedicadas a Nossa Senhora do Carmo (Evangelho) e a São Sebastião (Epístola). Capela-mor com mesa de altar e ambão de madeira e tendo decorações douradas. Sobre supedâneo de degraus centrais com os maciços revestidos a azulejo de padrão, surge o retábulo-mor de talha dourada, de corpo reto e dois andares separados por frisos e cornijas, divididos em três eixos definidos por duas ordens de quatro colunas torsas ornadas por pâmpanos, as interiores prolongando-se em arquivolta torsa que emoldura a zona central, e por dois cartelões exteriores. Ao centro, ampla tribuna de volta perfeita com moldura de acantos, tendo o interior coberto a caixotões e o fundo pintado com drapeados a abrir em boca de cena, a enquadrar o trono expositivo de sete degraus. Os eixos laterais formam apainelados, os inferiores ornados por resplendores e acantos, a enquadrar mísulas e os superiores formando troféus alusivos à Igreja. A estrutura remata em cartelões e cornija, que enquadram a tribuna, ornadas por albarradas, com aletas compostas por aves e remate em frontão truncado, decorado por anjos de vulto e acantos. Altar paralelepipédico com frontal apainelado decorado por rocalhas, exibindo sanefa com o mesmo tipo de decoração. Está encimado por sacrário embutido na estrutura com a porta a ostentar Cristo Redentor, envolvido por acantos e querubins, tendo, no topo, anjos de vulto que sustentam drapeados a abrir em boca de cena e estão na base do Crucificado. A ladear o altar, as portas de acesso à casa da tribuna. Sacristia com teto plano, rebocado e pintado de branco e pavimento em soalho, contendo arcaz, armários e um lavabo em cantaria de granito, composto por espaldar reto com bica que verte para taça semicircular e de bordo boleado.
Materiais
Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; socos, cunhais, pináculos, frisos, cornijas, modinaturas, cruzes, cartelas, nichos, bases dos púlpitos, pias de água benta e lavabo em cantaria de granito; coberturas, pavimentos, portas, mobiliário, mísulas, guarda do coro-alto e dos púlpitos em madeira; guarda-vento em madeira e vidro martelado; tirantes em metal; silhares de azulejo industrial; sanefas de talha pintada e dourada; retábulos e sanefão de talha dourada; janelas em vidro; coberturas em telha cerâmica.
Observações