Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial de Lourosa

Igreja Paroquial de Lourosa

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Lourosa encontra-se localizado na freguesia de Lourosa no municipio de Santa Maria da Feira e no distrito de Aveiro.

Igreja paroquial de fundação medieval, sendo o atual templo de feitura seiscentista, recebendo estruturas de talha nos séculos 18 e 20. É de planta em cruz latina, composta por nave, capela-mor com dois corpos anexos, formando a haste travessa da cruz, e torre sineira de três registos, com cobertura em domo, tendo acesso pelo interior. Tem coberturas interiores facetada na nave e em falsa abóbada de berço na capela-mor, que substitui uma cobertura de madeira pintada, datada do séc. 18; a nave é iluminada uniformemente por janelas retilíneas e em capialço, datáveis do séc. 17, rasgadas nas fachadas laterais, tendo a capela-mor, reformada no séc. 19, com novo perfil curvo, uma janela ampla. Fachada principal rematada em frontão triangular com óculo, rasgada por portal axial de verga reta. As fachadas são rematadas por cornijas, enquadradas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos piramidais seiscentistas, as laterais rasgadas por portas travessas retilíneas. O interior possui coro-alto de feitura recente com acesso no lado do Evangelho, tendo, na base da torre sineira, o batistério. O púlpito, no lado do Evangelho apresenta decoração em talha vazada do final do séc. 18 e tem acesso pelo exterior; no início do séc. 20, foi feito o guarda-voz. Arco triunfal de volta perfeita, totalmente revestido a talha rococó, que prolonga as estruturas das capelas colaterais, cujo remate e decoração do frontal possui alusões aos primitivos oragos. Retábulo-mor de talha barroca, de estilo joanino, de que subsistem nichos com rocalhas e drapeados, transformado num baldaquino durante as obras do início do séc. 20. A capela-mor possui duas tribunas que ligam aos pisos superiores dos anexos.

Planta em cruz latina composta por nave e capela-mor ladeada por dois anexos, que formam os braços da cruz, sendo a capela rematada em perfil curvo, tendo torre sineira no lado direito, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de uma (anexos), duas (nave) e cinco (capela-mor) águas, rematadas em beiradas simples, sendo em domo rebocada e pintada de branco na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por socos de cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados rematados por pináculo piramidais, e rematadas em cornijas. Fachada principal virada a este, rematada em frontão triangular encimado por cruz e com o tímpano rasgado por óculo circular. É rasgada por portal de verga reta, ladeado por pilastras almofadadas e encimado por entablamento com friso de almofadas, sobrepujado por pináculos e por amplo óculo quadrilobulado, tendo, na base, pequenas volutas relevadas. No lado direito, a torre sineira, de três registos na fachada principal, definidos por frisos e cornijas, os inferiores cegos, e o superior com quatro ventanas de volta perfeita, assentes em impostas salientes; remata em cornijas, com pináculos e gárgulas de canhão nos ângulos. Fachada lateral esquerda com porta travessa de verga reta e remate em friso e cornija, tendo três janelas retilíneas em capialço com molduras de cantaria, rasgadas no corpo da nave; junto à porta travessa, escadas de cantaria levam à porta de verga reta, de acesso ao púlpito. A capela-mor possui uma janela ampla e tem adossado o corpo anexo, de dois pisos, o inferior com duas janelas em capialço e, no superior, duas janelas retilíneas; na face oeste, surge porta de verga reta. A fachada lateral direita é semelhante, tendo a porta travessa protegida por alpendre metálico e vidro, sustentado por duas colunas toscanas sobre plintos paralelepipédicos de faces almofadadas. O corpo anexo é semelhante, mas possui três janelas no piso inferior e duas no superior. Fachada posterior cega, tendo, em cada corpo anexo, uma janela em capalço. INTERIOR com as paredes da nave rebocadas e pintadas de branco, percorridas por lambris pintados de cinza, com cobertura de madeira facetada, dividida em caixotões, reforçada por tirantes metálicos, assente em frisos e cornijas de cantaria, pontuados por mísulas equidistantes; pavimento em soalho. Coro-alto em betão, com guarda plena, encimada por grades, tendo acesso por escadas no lado do Evangelho. Portal axial protegido por guarda-vento de madeira e vidro, estando ladeado, tal como as portas travessas, por pias de água benta embutidas no muro. No lado da Epístola, o batistério com acesso por arco de volta perfeita assente em falsas pilastras toscanas talhadas nas molduras de cantaria, protegido por teia de madeira. No interior, tem a pia batismal em cantaria de granito composta por coluna e taça hemisférica e facetada, com painel de azulejo azul e branco a representar o "Batismo de Cristo" com moldura de rocalhas, enquadrada por moldura esponjada de amarelo, no lado do Evangelho; no lado oposto, nicho para alfaias. O acesso ao batistério está ladeado por pequena porta de ligação à sineira. No lado do Evangelho, púlpito quadrangular com bacia em cantaria de granito assente em consola, tendo guarda plena de talha pintada de branco e dourado, com decoração de florões e acantos vazados; tem acesso por porta de verga reta, encimada por guarda-voz. Confrontantes, as capelas laterais, inseridas em vãos de volta perfeita, assentes em pilastras toscanas, dedicadas à Virgem. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas e de fustes almofadados, envolvido por talha pintada de branco e dourado, que liga os retábulos colaterais, dedicados a São Francisco (Evangelho) e ao Sagrado Coração de Jesus (Epístola). Capela-mor com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão azul e branco, tendo cobertura em falsa abóbada de berço, rebocada e pintada de branco, com florão dourado ao centro, e pavimento em ladrilho. Tem as janelas encimadas por sanefas de talha pintada de branco e dourado, decorado por lambrequins. Confrontantes, duas tribunas com guardas convexas, de talha pintada de branco e dourado, com ligação a partir dos segundos pisos dos anexos. Ao centro, mesa de altar e ambão, ambos de madeira. Na parede testeira, o altar-mor, encimado por estrutura de talha pintada de branco e dourado, formando um baldaquino, com corpo marcado por duas colunas de fustes lisos, com os terços inferiores marcados por anel, encimado pro fragmentos de frontão e eplo remate com espaldar ornado por rocalhas, enrolamentos e cartela com a inscrição "JHS", de onde pendem lambrequins. Enquadra trono expositivo com três degraus marcados por anjos de vulto, encarnados, que direcionam o olhar para uma glória de querubins; o trono tem acesso por duas escadas laterais, que ladeiam a estrutura. Mesa de altar paralelepipédica, com frontão tripartido, ornado por acantos, encimada pelo sacrário, com colunas torsas, percorridas por espiras fitomórficas, sobrepujado por fragmentos de frontão concheados e encimados por anjos de vulto; está ladeado por dois nichos de remates idênticos, de onde pendem cortinas a abrir em boca de cena, contendo imaginária. O baldaquino está ladeado por duas mísulas do mesmo material, enquadradas por apainelado retilíneo, envolvido por enrolamentos e encimado por vieira, criando um falso dossel. Confrontantes, portas de acesso aos anexos e sacristia, esta com arcas de madeira e lavabo em cantaria de granito, formado por espaldar retilíneo, flanqueado por pilastras que sustentam o remate, em friso e cornija, encimado por aletas e bola; tem torneira que verte para taça ovalada e bordo boleado, sustentada por mísula.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; modinaturas, cunhais, pináculos, cruz, bacia do púlpito, pias de água benta, pia batismal e lavabo em cantaria de granito; pavimentos, mobiliário, cobertura da nave de madeira; guarda-vento de madeira e vidro martelado; silhares e painel de azulejo; janelas com vidro simples; cobertura em telha cerâmica.

Observações

*1 - tinha uma inscrição: "Jesus vivit, Christus regnatm Deus imperat. Homo anno MDCCXC".