Arquitectura residencial, manuelina. Casa popular com porta manuelina, composta por dois pisos, com planta rectangular simples e telhado de duas águas. Fachada principal caracterizada pelo adossamento da escada externa, paralela à parede e com dois lanços de degraus formando patamar central. Possui alpendre com estrutura em madeira. Vãos de lintel recto sem moldura. Porta decorada com arco conopial. Espaço interno com diferenciação funcional entre os pisos, com o andar térreo amplo e acesso exterior à habitação.
Casa de dois pisos, com planta rectangular simples, mas de forma irregular tendencialmente trapezoidal. A cobertura é em telhado de duas águas. A fachada principal, orientada a NE., é dominada pela escada exterior composta por dois lanços paralelos à parede, formando um patamar central, com moldura biselada, coberto por um alpendre, com os elementos de suporte em madeira, que resguarda a porta de acesso à habitação. Esta porta, de lintel recto, apresenta um arco conopial inciso. Lateralmente abre-se uma janela também de lintel recto, com um avental liso definido pelos elementos estruturais em cantaria. O alçado lateral NO. de empena angular, tem no piso térreo uma porta de lintel recto sem moldura, ladeada por pequena janela e encimada por uma outra janela, igualmente de lintel recto sem moldura. Os restantes alçados encontram-se adossados. O espaço interno apenas conserva em parte a diferenciação funcional entre os pisos. O piso térreo é amplo e no andar superior organizam-se pequenos compartimentos *1.
Materiais
Granito, cantaria e alvenaria sem revestimento; rebocos interiores; madeira; telha de canudo.
Observações
*1 - o interior foi remodelado recentemente e não conserva materiais antigos. *2 - correcção da proporção e acabamento da estrutura em madeira do alpendre.