Arquitectura residencial, barroca e neoclássica. Embora de origem mais remota, o actual palácio, de finais de 18, planimetricamente irregular, integra-se no período barroco, revelando contudo certos traços neoclássicos provenientes certamente das obras ali efectuadas por D. Carlota Joaquina. É 1 construção de carácter austero, 1 tanto fria, de 2 reg. separados por friso, com platibanda decorada com motivos geométricos, escondendo grande parte dos telhados, por vezes ritmada por pilastras de cor diferente. 2 fachadas de maior interesse: a SE, onde colunata apoia varanda e platibanda simples realça aquela zona central, desenvolvendo-se abaixo da mesma, longitudinalmente, tanque e arcada de embrechados, ambos tão queridos do barroco; e a do pátio onde se rasga pórtico, enquadrado por estrutura de cantaria e com motivos decorativos e heráldicos já neoclássico, assim como é a decoração da platibanda e as pinturas interiores. A escadaria desenvolve-se no interior, em leque e com 2 braços. As pinturas das 2 salas.
Edifício de planta irregular, com a fachada SE mais alargada, desenvolvendo-se a volta de pátio descoberto, ao qual dá acesso túnel criado para pavilhão encimado por torre sineira, coroado de fogaréus e telhado piramidal. Fronteiro a este, pórtico de entrada enquadrado por estrutura de cantaria, encimado por molduras côncavas com grinaldas e, ao centro, as armas reais. Alçados de 2 reg., separados por frisos de cantaria, no 1º com janelas baixas ou arcada (caso dos 2 corpos junto ao pavilhão) e no 2º janelas de guilhotina. Coroa-os platibanda com almofadas decoradas com motivos geométricos. A fachada SE, abaixo da qual se prolonga num plano mais baixo tanque interrompido ao meio por escadaria dando para arcada de embrechados e quinta, é enriquecida centralmente por colunata suportando varanda com balaustrada de ferro do 1º reg. No interior, as salas possuem lambril de estuque pintado imitando mármore, frisos com motivos florais ou geométricos, destacando-se "Sala da Floresta"e a que antecede, ambas todas pintadas com paisagens e aves *2.
Materiais
Estrutura de alvenaria rebocada e cantaria; pinturas azulejos, estuques e embrechados na decoração; cobertura de telha, de 4 águas e de mansarda em alguns corpos.
Observações
*1 - Palácio e Quinta do Ramalhão, também denominado « Paço Real do Ramalhão» (actualmente Colégio de São José das Irmãs Dominicanas Portuguesas). *2 - as pinturas da "Sala da Floresta" e da sala anexa não existiam ainda em 1788, devendo por isso ter sido mandadas executar por D. Carlota Joaquina.