Portal de Cidadania

Santuário do Bom Jesus de Fão

Santuário do Bom Jesus de Fão

O ponto de interesse Santuário do Bom Jesus de Fão encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Apúlia e Fão no municipio de Esposende e no distrito de Braga.

Arquitectura religiosa, barroca. Igreja barroca, com planta em cruz latina, sacristias laterais e torre sineira nas traseiras. Fachada principal enquadrada por pilastras nos cunhais terminada em frontão triangular, com portal de verga recta com pilastras, frontão interrompido e óculo. Empena saliente, pináculos e cruz sobre acrotério. Decoração interior com azulejos e retábulos de talha dourada.

Planta em cruz latina, composta por nave única, transepto, capela-mor e torre quadrangular, adossados em eixo e sacristias rectangulares situadas colateralmente. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Alçados percorridos por embasamento avançado. Fachada principal com pilastras nos cunhais e terminada em frontão triangular com brasão da Casa de Bragança, no tímpano, coroado com pináculos laterais e cruz latina sobre acrotério ao centro. Portal de verga recta com pilastras suportando frontão interrompido encimado por óculo oval decorado com volutas, folhas de acanto e duas flor-de-lis, que irrompe do centro do frontão, alcançando a cornija superior. Alçados laterais semelhantes, rasgados por dois janelões rectangulares na nave e um na sacristia. Torre sineira com acesso interior, delimitada por cunhais de cantaria e dois registos, tendo no inferior janela quadrangular, janelão rectangular e relógio e no superior quatro sineiras em arcos plenos encimadas por coruchéu granítico, goteiras em canhão e remate em pináculos sobre os cunhais. Interior com lambril de azulejos azuis e brancos, com coro-alto sobre arco abatido e balaustrada de madeira; sub-coro com pias de água-benta, em granito e tecto de granito em caixotões. Colateralmente quatro janelões rectangulares com varanda de ferro forjado, duas portas rectangulares, a da esquerda de acesso ao coro-alto e a da direita confessionário e dois púlpitos quadrados, com base de pedra sobre mísula e balaústres de madeira. Pavimento de granito encaixando sepulturas de madeira e tecto em abóbada de caixotões, de granito. Transepto revestido a azulejos azuis e brancos, com duas capelas de arco pleno com retábulos de talha, a da esquerda de invocação de Nossa Senhora das Angústias e a da direita ao Calvário, quatro portas, duas de acesso às sacristias e para o exterior e dois janelões rectangulares com varanda de ferro forjado. Pavimento em granito e tecto em abóbada quadripartida ogival. Capela-mor, flanqueada por dois anjos tocheiros barrocos, com inscrição, o da esquerda datado de 1774 e o da direita de 1865, revestida de azulejos azuis e brancos, janelões com varanda de ferro forjado, altar-mor a que se acede por quatro degraus, com retábulo de talha, tardo-barroco, com imagem do Senhor dos Passos sobrepujada pelo nicho que acolhe o trono eucarístico. Pavimento em lajes de granito com tampa de sepultura com o brasão dos Carneiros e inscrição, datada de 1626 e tecto de granito, de perfil curvo, em abóbada de caixotões. Sacristias com janelão rectangular, ligadas por corredor e passagem para a tribuna e torre, onde se destaca o lavabo de granito e arcaz encimado por tela que representa a Descida da Cruz.

Materiais

Granito na estrutura, púlpitos, pias, abóbadas, pavimentos e escadas; madeira no soalho, portas, para-vento, altares, anjos tocheiros, sanefas, púlpitos e balaústres do coro-alto; revestimento interior de azulejos; tijoleira no pavimento do coro-alto; ferro no gradeamento dos janelões e nas varandas interiores; cobertura exterior em telha.

Observações