Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja de São Pedro

Igreja de São Pedro

O ponto de interesse Igreja de São Pedro encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Oliveira no municipio de Guimarães e no distrito de Braga.

Arquitectura religiosa, neoclássica. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, mais baixa e estreita. Fachada principal terminada em frontão triangular, rasgada por três arcos de volta perfeita; encimada por três janelas de verga abatida, de sacada corrida; possui adossada ao lado esquerdo, torre sineira. Interior com coro-alto, dois púlpitos, quatro retábulos laterais, de planta recta e um eixo e retábulo-mor de talha policroma e dourada, de planta convexa e três eixos.

Planta longitudinal composta por nave, galilé, torre sineira quadrangular, no lado esquerdo, e capela-mor, mais baixa e estreita. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachada principal com cunhais apilastrados, sustentando entablamento dórico sobre o qual assenta o frontão triangular, coroado por acrotério e cruz. Fachada principal virada a NE rasgada por três arcos de volta perfeita sobre pilastras a que se acede por uma escadaria. É encimada por três janelas de sacada com varanda de balaústres. Do lado esquerdo, a torre sineira, que no primeiro registo é rasgada por dois óculos e no segundo registo, por vão em arco de volta perfeita sobre pilastras, contendo sino, encimada por relógios; cobertura em cúpula de granito, e coroado por pináculo. Na galilé, abrem-se três portas fronteiras aos arcos e duas portas laterais, todas de verga abatida, o portal central, de maior dimensão, e o da direita, uma capela de invocação a Santa Filomena e a S. Pedro. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, com embasamento de cantaria e azulejos recentes monocromos azuis sobre fundo branco, de padrão, formando silhar, pavimento de madeira com zona central em cantaria de granito e tectos em estuque. Coro-alto com guarda em balaustrada de madeira, acedido de ambos os lados por portas de verga abatida, molduradas. Na nave, surgem lateralmente, dois retábulos e um púlpito, de bacia rectangular em cantaria, assente em mísula, e acedido por porta de verga abatida, moldurada, com ligação por escada no interior da caixa murária a partir de porta também de verga abatida. Arco triunfal de volta perfeita, sobre pilastras toscanas, de acesso à capela-mor sobrelevada, possui nas paredes laterais uma porta e uma janela confrontantes. Sobre supedâneo de três degraus, surge o retábulo-mor em talha policroma e dourada, de planta convexa e três eixos, definidos por duas colunas, de fuste canelado, de capitéis coríntios; no eixo central abre-se tribuna de perfil curvo, albergando trono expositivo; nos eixos laterais surgem mísulas suportando imaginária. Banco integrando sacrário central, tipo templete. Altar paralelepipédico com frontal pintado.

Materiais

Materiais: Estrutura, frisos, cornijas, pilastras, pináculos, molduras dos vãos, nichos, pias de água benta, bacia dos púlpitos e outros elementos em cantaria de granito; pavimento em lajes de granito e soalho; tecto de estuque, na nave e capela-mor; retábulos de talha dourada; guardas dos púlpitos em talha; cobertura de telha; sinos em cobre.

Observações

EM ESTUDO