Portal de Cidadania

Igreja de São João Baptista

Igreja de São João Baptista

O ponto de interesse Igreja de São João Baptista encontra-se localizado na freguesia de Macedo do Mato no municipio de Bragança e no distrito de Bragança.

Arquitectura religiosa, seiscentista. Igreja paroquial.

Planta longitudinal composta de nave e capela-mor, tendo adossado à fachada lateral esquerda sacristia rectangular. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na igreja e de uma na sacristia. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco e com lambril de madeira, pavimento de madeira e tecto do mesmo material, em masseira, pintado de azul. Nave com púlpito no lado do Evangelho, de bacia rectangular assente em mísula e guarda plena em talha, possuindo frontalmente porta travessa ladeada por pia de água benta. Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras toscanas ladeado por dois retábulos colaterais de talha dourada e policroma, de planta recta e um eixo, possuindo as paredes laterais da nave arcos para ampliação do espaço. Na capela-mor, sobre o supedâneo, dispõe-se o retábulo-mor, de talha dourada e policroma de planta recta e três eixos, definido por falsas colunas torsas.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada no interior; molduras dos vãos, bacia do púlpito e pia de água benta em granito; pavimento de madeira; tecto de madeira pintada; guarda do púlpito e retábulos em talha dourada e policroma.

Observações

EM ESTUDO