Arquitectura residencial e arquitectura comercial, vernácula. Casas vernáculas com alpendre de mercado. Apresentam dois pisos e planta rectangular estreita e profunda, ultrapassando a proporção 1:3. Formam alçado contínuo definido pelo pórtico do piso térreo, constituído por cinco portais de lintel recto sustentados por pilares de secção rectangular. Conjuga ainda um pilar octogonal e um portal com as ombreiras curvas. Fenestração superior com janelas de lintel recto sem moldura, tal como as portas abertas sob o alpendre. Espaço interno com diferenciação funcional entre os pisos. Acesso à habitação através de escada de tiro perpendicular à fachada. Compartimentação condicionada pela largura restrita da frente urbana. Integra poço.
As duas casas formam uma unidade volumétrica e compositiva. Apesar de não atingir 5,50 metros de altura, apresenta dois pisos de planta rectangular muito estreita e irregular. A cobertura é diferenciada com telhado de duas águas. A fachada principal, orientada a S., caracteriza-se pela presença da galeria aberta. Este pórtico é composto por cinco vãos de lintel recto, apoiados em pilares de secção rectangular. O espaçamento destas aberturas não é rigorosamente igual. Um dos vãos parece resultar da subdivisão de um dos quatro módulos, exibindo neste caso um pilar octogonal, derivado do chanfro de peça quadrada que simula a base e o capitel. Diferencia-se ainda o perfil do pilar adossado à Casa dos Arcos, escalonado e com o capitel curvo. Sob o pórtico abrem-se quatro portas largas e de lintel recto , duas de acesso às lojas e outras duas de acesso a cada uma das habitações. A cobertura interna da galeria conserva apenas em parte o vigamento em madeira do andar superior. A este nível observam-se cinco janelas de lintel recto e sem moldura, acompanhando o avanço do porticado, muito embora apenas duas se encontrem alinhadas com os vãos do piso térreo. Quanto aos restantes alçados, assinala-se somente no lado O., e no ressalto equivalente à zona da empena, um portal recto com as ombreiras curvas, fazendo parte da galeria e sendo encimado por uma janela. A organização do espaço interno mostra apenas diferenças de pormenor entre as duas casas.Possuem distinção de usos entre os dois pisos, mantendo bem definidas as lojas no térreo e o acesso ao andar através de escada interior de tiro, agarrada à parede mestra e perpendicular à fachada, lançando-se junto à porta da entrada. A largura da frente, 5 e 7 metros respectivamente, aconselha a reserva de um só compartimento iluminado na frente da casa e outro na zona tardoz, recorrendo às alcovas intermédias e aproveitamento do sotão *1. Conserva um poço.
Materiais
Granito, cantaria sem revestimento; madeira; tijolo; betão; telha de aba e canudo
Observações
*1 - Esta compartimentação não foi mantida pelo projecto de remodelação, encontrando-se a obra em curso. *2 - Publicação de fotografia antiga in , Irene Avilez TEIXEIRA (1982) *3 - Informações referentes à falta de unidade em obras de remodelação.