Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Casa das Oliveiras em Trancoso

Casa das Oliveiras em Trancoso

O ponto de interesse Casa das Oliveiras em Trancoso encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Trancoso (São Pedro e Santa Maria) e Souto Maior no municipio de Trancoso e no distrito de Guarda.

Arquitectura residencial, maneirista. Solar ou casa grande com influência erudita / classicista pontual. Apresenta dois pisos, planta rectangular e forma uma massa compacta. Fachada principal em cantaria. Portal de lintel recto e largo. Janelas jacentes com capialço no andar térreo e janelas quadrangulares no andar nobre. Ornamentação quase inexistente. Cornija em garganta directa entre dois listéis. Espaço interno com os pisos diferenciados funcionalmente e organizado por átrio central de planta quadrada. Escadaria de dois lanços perpendiculares, apoiada na parede da frontaria e com voluta na guarda. Lareira no salão.

Casa com planta compacta rectangular, incluindo apenas um corpo adossado ao nível do andar e virado para o logradouro. Forma um volume compacto de dois pisos, coberto com telhado de duas águas. A fachada principal, orientada a O. integralmente em cantaria, mostra um portal discreto: descentrado e desprovido de ornatos apresenta o lintel recto mais espesso que as ombreiras. A ladear o portal observam-se quatro janelas jacentes de capialço profundo e esculpidas num só bloco de pedra. No andar nobre mantém-se a composição assimétrica, aí se abrindo quatro janelas de proporção quadrangular, também de lintel mais espesso que as ombreiras. Em posição central exibe-se a pedra de armas encimada por friso. A fachada é rematada por cornija desenvolvida em garganta directa entre dois listéis. Alçados laterais adossados. O alçado posterior, já rebocado, mostra dois registos, mas o último corresponde já á fenestração do sotão. O espaço interno, conservando a diferenciação funcional entre os pisos, organiza-se a partir de um átrio central, quadrado, reservando três compartimentos na frente da casa e dois em profundidade. O átrio integra parte da escadaria de dois lanços perpendiculares, apoiada na parede da fachada e cujo arranque é marcado por uma voluta. O pavimento lajeado do átrio possui estrias, dá acesso às cavalariças, e ao centro observa-se uma coluna toscana *2. As lojas são ainda térreas, incluindo alguns afloramentos rochosos e dois poços *3. Na paredes intermédias abrem-se portas com molduras biseladas e uma fresta com capialço. No andar nobre os compartimentos também se organizam em função das paredes mestras, mas regista-se o recurso ao corredor intermédio, que termina na divisão reservada ao Oratório. O salão possui lareira em cantaria. Os pavimentos são soalhados e os tectos possuem forro em madeira, destacando-se o tecto das salas com sanca denteada.

Materiais

Granito, cantaria, alvenaria rebocada; madeira; ferro; telha de canudo.

Observações

*1 - adossada a este solar encontra-se a casa com o brasão dos Cardosos e Vasconcelos: trata-se de uma construção de dimensões modestas, com duas portas no piso térreo (uma das quais biselada) e duas janelas no superior, enquadrando a pedra de armas; sofreu obras descaracterizadoras recentes, tendo sido sobreelevada. A outra casa mencionada, com características idênticas, mostra a pedra de armas dos Sousas de Arronches. *2 - suporte do vigamento ou de um arco entretanto já desaparecido. *3 - Destaca-se o poço alto formando um volume tronco-cónico. *4 - Verificam-se infiltrações pontuais provocando humidade e danificando alguns rebocos interiores.