Arquitectura de comunicações e transportes, do séc. 19. Ponte em cantaria e ferro, composta por sete arcos de volta perfeita a E. e dois pilares que sustentam a estrutura em ferro, que atravessa as águas. Ponte construída para a circulação ferroviária, integrada na Linha do Douro.
Ponte metálica e em cantaria que assegura a travessia ferroviária sobre o Ribeiro de Murça. A E., é constituída por sete arcos de volta perfeita, assentes sobre pilares de secção tronco-piramidal, rematados por imposta saliente, revestidos a alvenaria de granito de aparelho regular, apresentando nas faces laterais silharia fendida, rusticada. A O., sobre a via fluvial, apresenta estrutura em ferro, formada por duas vigas principais rectas, contínuas, interligadas por vigas formando losangos, que assentam em quatro pilares de cantaria, sendo os das extremidades flanqueados e os centrais autónomos. O tabuleiro apresenta passeios metálicos, de ambos os lados, protegidos por guardas também metálicas.
Materiais
Estrutura em alvenaria; cantaria de granito e vigas de ferro; pavimento em gravilha e madeira; guardas de ferro.
Observações