Conjunto arquitetónico residencial unifamiliar. Habitação económica de promoção pública estatal (FFH). Conjunto de média dimensão, composto por casas unifamiliares em banda de dois pisos, com fogos T2, T3, T4 e T5, incluindo comércio em alguns pisos térreos e formando quarteirões abertos. O acesso interior é feito através de uma escada de tiro.
Bairro de traçado regular de baixa densidade. Composto por cinco quarteirões cujos eixos estruturantes são a Rua do Comércio e a Rua dos Bombeiros Voluntários e ortogonalmente, a Rua de Santo António, Rua Francisco Garcia Mendes e a Rua da Misericórdia. É constituído por 70 moradias, perfazendo um total de 130 frações, subdivididas em 78 frações habitacionais, sendo 39 fogos propriedade do IHRU (1 T2, 26 T3, 6 T4 e 6 T5) e 39 propriedade privada (5 T2, 32 T3 e 2 T4) e 52 frações não habitacionais, 48 pertencentes ao IHRU (31 garagens e 17 lojas) e 4 lojas de propriedade privada. Da disposição dos edifícios resulta um pátio, com acesso direto ao exterior, onde se localizam os logradouros dos lotes e permitindo um acesso secundário, pelas cozinhas, aos fogos. Cobertura de duas águas revestida a telha cerâmica, com platibanda, com maior dimensão nas empenas; chaminés duplas para saída de fumos dos fogos contíguos. Edifícios de 2 e 3 pisos, conforme a topografia do terreno, rebocados e pintados a branco, parcialmente revestidos a azulejo nas fachadas voltadas para a R. do Comércio, rasgadas por vãos quadrangulares sem moldura, com portadas interiores em madeira. Em alguns casos o soco é realçado a amarelo claro. A maior parte das lojas localiza-se na R. do Comércio, em galerias recuadas, com colunas pintadas a amarelo. Existem algumas lojas resultantes do desnível acentuado das Ruas da Misericórdia, de Santo António e de Francisco Garcia Mendes. O acesso às frações é feito através de uma zona re-entrante e resguardada em relação ao plano da fachada, com alguns degraus, dependendo da diferença de cotas, pintado a amarelo em algumas situações. As casas dos topos das bandas possuem empenas cegas.
Materiais
Paredes exteriores revestidas a reboco e pintadas a branco, parcialmente revestidas a azulejo branco. Soco pintado a amarelo. Cobertura com telha de aba e canudo. Caixilharia exterior, de vidro simples, em madeira ou metal pintada a tinta de esmalte branca. Escadas de acesso aos fogos revestidas a mármore.
Observações