Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Conjunto Habitacional de Alter do Chão

Conjunto Habitacional de Alter do Chão

O ponto de interesse Conjunto Habitacional de Alter do Chão encontra-se localizado na freguesia de Alter do Chão no municipio de Alter do Chão e no distrito de Portalegre.

Conjunto arquitetónico residencial unifamiliar. Habitação económica de promoção pública estatal (FFH). Conjunto de média dimensão, composto por casas unifamiliares em banda de dois pisos, com fogos T2, T3, T4 e T5, incluindo comércio em alguns pisos térreos e formando quarteirões abertos. O acesso interior é feito através de uma escada de tiro.

Bairro de traçado regular de baixa densidade. Composto por cinco quarteirões cujos eixos estruturantes são a Rua do Comércio e a Rua dos Bombeiros Voluntários e ortogonalmente, a Rua de Santo António, Rua Francisco Garcia Mendes e a Rua da Misericórdia. É constituído por 70 moradias, perfazendo um total de 130 frações, subdivididas em 78 frações habitacionais, sendo 39 fogos propriedade do IHRU (1 T2, 26 T3, 6 T4 e 6 T5) e 39 propriedade privada (5 T2, 32 T3 e 2 T4) e 52 frações não habitacionais, 48 pertencentes ao IHRU (31 garagens e 17 lojas) e 4 lojas de propriedade privada. Da disposição dos edifícios resulta um pátio, com acesso direto ao exterior, onde se localizam os logradouros dos lotes e permitindo um acesso secundário, pelas cozinhas, aos fogos. Cobertura de duas águas revestida a telha cerâmica, com platibanda, com maior dimensão nas empenas; chaminés duplas para saída de fumos dos fogos contíguos. Edifícios de 2 e 3 pisos, conforme a topografia do terreno, rebocados e pintados a branco, parcialmente revestidos a azulejo nas fachadas voltadas para a R. do Comércio, rasgadas por vãos quadrangulares sem moldura, com portadas interiores em madeira. Em alguns casos o soco é realçado a amarelo claro. A maior parte das lojas localiza-se na R. do Comércio, em galerias recuadas, com colunas pintadas a amarelo. Existem algumas lojas resultantes do desnível acentuado das Ruas da Misericórdia, de Santo António e de Francisco Garcia Mendes. O acesso às frações é feito através de uma zona re-entrante e resguardada em relação ao plano da fachada, com alguns degraus, dependendo da diferença de cotas, pintado a amarelo em algumas situações. As casas dos topos das bandas possuem empenas cegas.

Materiais

Paredes exteriores revestidas a reboco e pintadas a branco, parcialmente revestidas a azulejo branco. Soco pintado a amarelo. Cobertura com telha de aba e canudo. Caixilharia exterior, de vidro simples, em madeira ou metal pintada a tinta de esmalte branca. Escadas de acesso aos fogos revestidas a mármore.

Observações