Arquitetura educativa, do séc. 20. Escola primária do Tipo III, composta por duas salas de aula, gabinete para professores, museu, vestíbulo, sanitários e recreio coberto. Apresenta planta em "T", desenvolvida em dois pisos ligados por escadas interiores, apresentando a fachada principal apenas um nível de pavimento, em adaptação ao declive do terreno. A entrada principal faz-se através de um alpendre coberto, com cobertura sustentada por colunas dóricas de granito, que articula com o vestíbulo. Sobre o alpendre, eleva-se frontão triangular, revestido a azulejos, com inscrição. Fachadas rasgadas por vãos de verga reta, marcadas por parapeito saliente de granito, para colocação de floreiras.
Planta retangular, composta por dois corpos justapostos, um transversal e outro longitudinal, formando um "T". Desenvolve-se em dois pisos, adaptados ao declive acentuado da implantação, apresentando a fachada principal alpendre coberto, adossado. Volumes articulados com coberturas diferenciadas, em telhados de quatro águas no corpo transversal e três águas no corpo longitudinal e alpendre. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, rematadas em beirada simples, exceto a fachada principal, rasgadas por vãos retilíneos, com parapeitos salientes de granito, para colocação de floreiras. Fachada principal virada a SO., rasgada por porta e janela, de linhas retas, rematada em empena alteada sobre a cobertura e alpendre, terminada em friso e cornija de granito, revestida com azulejos azuis e brancos, decorados com motivos florais e filetes brancos e dourados, tendo ao centro inscrição e data. É a fachada resguardada por alpendre com estrutura em madeira, suportado por três colunas dóricas de granito, assentes sobre guarda plena em cantaria também de granito, reforçada por pilares de secção quadrangular sob as colunas. Apresenta o alpendre pavimento alteado, em lajedo de granito. Fachada lateral esquerda rasgada no corpo transversal por três janelas retangulares, protegidas por grades de ferro e marcadas por parapeitos salientes, e no corpo longitudinal, rasgado por duas janelas de diferentes dimensões, abertas posteriormente à construção. Fachada lateral direita, rasgada nos dois corpos, por grandes vãos engradados, ao nível do piso térreo, correspondendo ao espaço de recreio coberto, e dois conjuntos de três janelas de verga reta, um em cada corpo, correspondendo às salas de aula, ligadas por parapeito corrido, de granito. Fachada posterior rasgada no piso térreo por pequenas janelas de verga reta, correspondentes aos sanitários. INTERIOR marcado por vestíbulo de entrada, que articula o acesso aos vários espaços, desenvolvendo-se no piso superior as duas salas de aula, gabinete e escadas de acesso ao piso inferior, que integra o recreio coberto, com pavimento de cimento, paredes rebocadas e pintadas de cinzento e branco, com parede central que separa dois sanitários para cada lado.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada; peitoris, colunas do alpendre, muro de sustentação das colunas, pavimento do alpendre, degraus, friso e cornija, estrutura do alpendre, portas e caixilharias das janelas em madeira; vidro simples nas janelas; algumas janelas e alpendre do piso inferior protegidos por grades de ferro; pavimentos interiores em soalho de madeira, mosaico e lajedo de betão; frontão da fachada principal revestido a azulejos azuis, brancos e frisos amarelos; cobertura interior em estuque e a exterior em telha; quadro de ardósia; portão e grades de vedação em ferro.
Observações